Alcione Gabardo Junior
Doutorando em Sociedade e Tecnologia pela UTFPr. Mestre em Patrimônio e Sociedade pela UNIVILLE. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (1994). Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-Sp. Especialista em Gestão de Moda pelo SENAI-SC. Atualmente é coordenador de pós graduação em Produção de Moda, Comunicação e styling da Universidade Positivo. Professor de graduação da Universidade Positivo e diretor de Relações Institucionais e Projetos do Museu de Arte Indígena. Atua principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade, patrimônio, cultura, moda, museus, design, economia criativa e gestão cultural.
Alessandra Matos
Advogada, Professora e Coordenadora da área de Ciências Jurídicas do Unicuritiba
Alexandre Libório Dias Pereira
Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde março de 2020. Concluiu o Doutoramento em Doutoramento em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) em 2008 pela Universidade de Coimbra, onde fez também o Mestrado em Mestrado em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) em 1999 e a Licenciatura em Direito (Ciências Jurídico-Forenses) em 1994. Mais de 25 anos em investigação, ensino e transferência de conhecimento na Universidade de Coimbra e em outras instituições. Professor Associado da Faculdade de Direito de Coimbra de Direito Comercial, Propriedade Intelectual.
Alexandre Pesserl
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutorando em Direitos Humanos e Democracia no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mediador e Árbitro credenciado pelo Ministério da Cultura para atuar na resolução de conflitos relativos a direitos autorais. Consultor da UNESCO em gestão coletiva de direitos autorais no ambiente digital. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI/UFPR. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI/UFSC. Professor do curso de pós-graduação em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico da Universidade Positivo
Allan Rocha de Souza
Professor e Pesquisador no PPED (programa de Políticas Públicas, Estratégiase Desenvolvimento) na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Allison Davenport
Allison Davenport is a Senior Public Policy Counsel at the Wikimedia Foundation, where she works on domestic and global policy issues related to copyright, intermediary liability, and freedom of expression. She first joined the Wikimedia Foundation in 2017 as a legal fellow, and has been involved in a number of important strategic community processes since: making recommendations for Wikimedia’s 2030 Movement Strategy as a part of a working group on advocacy, and shaping the implementation of Wikipedia’s new Universal Code of Conduct as a part of an ongoing enforcement drafting committee.
Prior to her work at Wikimedia, Allison also worked as a a Research Assistant at Authors Alliance, a Berkeley-based non-profit, doing policy education related to fair use and rights reversion, and as a Researcher at UC Berkeley’s Center for Long-Term Cybersecurity, conducting research on privacy and cybersecurity governance. She graduated from Pepperdine University School of Law, where she spent time as a fellow at the U.S. Copyright Office in the Department of Policy and International Affairs.
Ana Cristina de Castro
Ana Cristina de Castro é formada em Letras, com pós-graduação em Literatura Contemporânea e mestrado em Gestão Urbana. É servidora pública da Prefeitura de Curitiba há mais de 30 anos. Na Fundação Cultural, foi coordenadora do Centro de Criatividade de Curitiba, diretora de Ação Cultural, de Música e Artes Cênicas, de Artes Visuais e Superintendente. Também atuou na assessoria da Fundação de Ação Social (FAS), no Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e na Secretaria de Planejamento, onde foi diretora. Coordenou voluntariamente a organização da tradicional Festa de São Francisco, ação sociocultural e filantrópica, por mais de 25 anos. Foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (gestão 2021-2023), do qual atualmente é diretora da Região Sul. É presidente da Fundação Cultural de Curitiba desde 2018.
André Peixoto
Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direito do Estado pela UFPR. Doutor em Filosofia, História e Educação pela UNICAMP (2011). Especialista em Direito Tributário pelo IBEJ (1999). Bacharel em Direito pela UTP (1998). Licenciado e Bacharel em História pela UFPR (1998). Professor pesquisador do Mestrado em Direito da UNINTER. Professor de Economia Política e Psicologia Jurídica nas Faculdades de Direito da UFPR, UNINTER e UTP. Professor de Filosofia e História do Direito na Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Líder do Grupo de Pesquisa “Direito, História e Poder Judiciário” e pesquisador da Linha “Teoria e História da Jurisdição” do PPGD-UNINTER. Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PR.
André Ricardo Cruz Fontes
Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2005), Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007), Doutor em Ciências, em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007), Doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2015), Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2002) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2013). Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo).
André Sucupira
Diretor Jurídico de Governança e Inovação | Legal Director of Governance and Innovation | Prodesp
Andres Guadamuz
Dr Andres Guadamuz is a Reader in Intellectual Property Law at the University of Sussex and the Editor in Chief of the Journal of World Intellectual Property. His main research areas are on artificial intelligence and copyright, open licensing, cryptocurrencies, and smart contracts. He has written two books and over 40 articles and book chapters, and also blogs regularly about different technology regulation topics.
Angela Couto Machado Fonseca
Professora da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com período de estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) École dês Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) . Curso de aperfeiçoamento em Epistemologia Moderna e Contemporânea no departamento de Filosofia da Università degli Studi di Firenze. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1996). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2001). Tem experiência na área de Filosofia do Direito, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Nietzsche, Foucault, direito, niilismo, crítica da modernidade, crítica da metafísica, biopolítica, corpo, sexualidade e gênero.
Angela Kretschmann
Pós-doutora pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha (ITM, 2012). Pós-doutora pela PUCRS (2022). Licenciada em Física. Professora Visitante Mest./Doutorado UFPR, Direitos Intelectuais e Soc. Informacional (2020 até o momento). Professora Honorária Visitante da Universidade de Münster, para o ano de 2018.
Antonio Carlos Morato
Advogado, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Beatriz Bugallo
Doctora en Derecho por la Universidad de Santiago de Compostela (España) y magíster en Propiedad Intelectual y Nuevas Tecnologías por la Universidad de Alicante (España). Asimismo, realizó un postgrado para profesores de Derechos de Autor en la Universidad de Los Andes (Venezuela). En lo profesional se desempeña como consultora, socia cofundadora y codirectora de CREANEXUS (Dinveco SA). Además, imparte el curso de Derecho Comercial en la Universidad de Montevideo.
Beth Ponte
Gestora cultural, pesquisadora e consultora pela Ponte Cultura & Desenvolvimento e pela Deck Inteligência Digital para a Cultura. É pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC). De 2010 a 2018, foi Diretora Institucional do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e, em seguida, tornou-se German Chancellor Fellow (2018/2019) da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha, onde desenvolveu o projeto “Quality for Culture” (Qualidade para a cultura). Desde 2013, é professora convidada de cursos de pós-graduação em gestão cultural no Brasil (SESC SP, ABGC, PUC Minas) e exterior (Leuphana University/ Lüneburg – Alemanha).
Bruna Werlang Paim
Mestranda em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós graduada em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela PUCPR. Graduada em Direito pela PUCPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável da PUCPR (NEADI) e do Grupo de Estudos de Análise Econômica do Direito da PUCPR (GRAED). Desenvolve pesquisa em direito internacional público. Membro da Comissão de Direito Internacional e Pacto Global da ONU na OAB/PR. Advogada.
Brunno Almeida Maia
Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura. Mestre em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi curador da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. É professor convidado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Instituto Europeo di Design (IED) e Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, trabalha em seu próximo livro, “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).
Carmem Iris Parellada Nicolodi
Sócia fundadora da Nicolodi Advogados, especialista em direito empresarial, do seguro e da Moda. Presidente da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR e Membro consultora da Comissão Especial de Cultura e Arte – CECAR da OAB Nacional. Membro do Conselho de Patrimônio Cultural de Curitiba. Atua no entretenimento e curadoria de Moda e Arte, e direitos culturais.
Carolina Botero
Executive Director of the Colombian NGO Karisma Foundation. Lawyer, master on Program on International Legal Cooperation (VUB – Belgium), and máster on Trade and Contracts Law (2006, UAB – Spain). For over a decade I have worked on the promotion and defense of Human Rights in the Internet. I am part of the Board of Creative Commons. I write Opeds for El Espectador and La Silla Vacía.
Carolina Raquel Leite Diniz Panzolini
Possui Graduação em Direito pelo UniCEUB (1998) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade de Brasília (2018). Especialista em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (ONU) e Universidade George Mason realizado em Arlington ? Virgínia/EUA (2018). Especialista em Direito Autoral pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e pela Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha (SGAE): Curso avançado sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos organizada pela, realizado em Madri na Espanha (2016). Especialista em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI): Curso Avançado de Direito Autoral e Direitos Conexos na Economia Global, realizado em Estocolmo ? Suécia (2012). Especialista em Direito Autoral pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Especialista em Política Regulatória pela Universidade de George Washington, School of Business, em Washington- EUA (2011). Especialista em Negociação Internacional (Organização Mundial de Propriedade Intelectual e acordos bilaterais). Possui Pós Graduação pela Escola Superior da Magistratura do DF em 1999 (Reciclagem das Carreiras Jurídicas), Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pelo IDP ? Instituto de Direito Pública em Brasília (2004); e Pós Graduação em Direito Processual Civil pela Universidade do Centro de Ensino Unificado de Brasília (2001/2002). Correspondente voluntária da Organização das Nações Unidas ? ONU, no Brasil, na área cultural (Musica Brasilis). Voluntária na Sociedade de Direito Autoral de Nova York. Membro da Comissão de Propriedade Intelectual (Direito Autoral) da Ordem dos Advogados do Brasil/DF. Colunista em Propriedade Intelectual, nas seguintes mídias: a) Rádio RBG (Rádio de Londres); b) Gazeta News (Jornal da Flórida-EUA); c) The Brasilians (Nova York) d) Migalhas (site jurídico brasileiro) Atualmente é Diretora de Política Regulatória no Departamento de Direitos Intelectuais ? Secretaria da Economia da Cultura com ênfase em: Propriedade Intelectual (Direito Autoral), Direitos Culturais, Economia da Cultura (Criativa), Gestão Pública, Processo Regulatório, Direito Constitucional, Administrativo e Civil. Ampla atuação em tratados internacionais, articulação com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, análise de legislações internacionais e nacionais, acompanhamento e participação de discussões em órgãos federais brasileiros. Fluência em inglês, em nível avançado. Nível intermediário em espanhol, italiano e francês. Domínio em informática, para as atividades fins.
Caroline Tauk
Juiza Federal no Rio de Janeiro – vara com especialização em Propriedade Intelectual. Mestre em Direito Publico (UERJ). Doutoranda (USP).
Claudio Lins de Vasconcellos
Advogado, doutor pela UERJ, mestre pela Universidade de Notre Dame e bacharel pela UFBA. Professor do mestrado profissional em Economia Política da Cultura da UFRGS e da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio. Membro do Conselho Empresarial de Economia Criativa da FIRJAN. Entre outras posições, foi Secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Assessor Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Justiça e Consultor do Banco Mundial;
Daniele Torres
Daniele Torres é museóloga, pós graduada em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Sócia fundadora da Companhia da Cultura desde 2004, é especialista em leis de incentivo e captação de recursos; atua no mercado cultural há mais de 25 anos e é sócia do site e escola Cultura e Mercado. Já foi gestora de patrocínios de grandes corporações (como a VALE) e atuou também no terceiro setor em institutos empresariais como a Fundação CSN e em ONGs diversas das áreas cultural, social e ambiental. Foi diretora do Instituto AES (2016-18). Palestra por todo o país, leciona em diversas Universidades públicas e privadas sobre os temas de produção cultural, projetos, captação e leis de incentivo. Faz curadorias de conteúdo e escreve (especialmente sobre leis de incentivo e captação de recursos) para algumas revistas e sites. Escreveu sobre elaboração de projetos para livro didático do ensino médio da FTD e capítulos sobre captação de recursos para alguns livros, além de ser autora de um manual completo de captação para museus para o IBRAM e é coautora do livro Mulheres no Terceiro Setor, da Editora Leader. Foi Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, é membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, fez parte da ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais e é associada da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e do COREM – Conselho Regional de Museologia. Criou e coordena o curso de Formação em Captação de Recursos do Cultura e Mercado, com mais de 20 edições realizadas.
Débora Lacs Sichel
Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ/UCAN (2015). Possui graduação em Bacharel em Ciencias Juridicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal no Estado do Rio de Janeiro, ministrando as disciplinas de direito empresarial. Professora pesquisadora convidada Universidade Candido Mendes UCAM/Ipanema. É tambem coordenadora da disciplina de Legislacao Comercial no Curso de Administracao da UFRRJ na modalidade EaD do CEDERJ.
Deborah Sztajnberg
É doutourada pela Universidade Estacio de Sa (2014), Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2002). Atua na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: entretenimento, liberdade de expressao, direito autoral, direito e musica, propriedade intelectual.É autora da primeira obra sobre Direito do Entretenimento no Brasil, qual seja, “O show nao pode parar: Direito do Entretenimento no Brasil” (Editora Espaco Juridico), dentre outras publicacoes. Pesquisadora Senior do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI) da Universidade Federal do Parana (UFPR – 2022)
Eduardo Salles Pimenta
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1986). Especializado pela Fundação Getulio Vargas. RJ (1988).Pós graduação Estacio de Sá. Lato sensu (1999).Foi aluno de mestrado (2007) e doutorado (2011) com concentração em Direitos Autorais da FADISP, onde concluiu os respectivos créditos. Coordenador Supervisor de Estagio do Curso de Direito na UNIP / Campus Alphaville. Professor Adjunto do curso de Direito na UNIP / Alphaville (desde de 2010). Professor de pós-graduacão METROCAMP/IBMEC – Campinas (2014/2015/2018) Agraciado com o Premio: Dr. ERNESTO ARACAMA ZORRAQUIN conferido pela ASOCIACION DE DERECHOS INTELECTUALES, ASDIN – Buenos Aires (2009). Agraciado com a Medalha Prof.Dr. Antonio Chaves, conferida pela Ordem dos Advogados de São Paulo (2009). Lecionou na UNIP – Universidade Paulista (1995/1996) ; no IPEC Instituto Paulista de Educação Continuada (2002). Professor convidado da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baos (Cuba – 2008), da Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2006), Professor convidado da Fundação Getulio Vargas (2005), da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – 2005). Membro do Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo (1995) Integrou a formação originária do Conselho Nacional de Combate a Pirataria (CNCP / 2004-2006)/ órgão do Ministério da Justiça. Integrou a Comissão de Propriedade Imaterial da OAB/SP (2007). Diretor no Tribunal Regional Federal /2 Região (1989-1990). Assessor Des. Federal Celso Passos (1990-1991) Defensor Público (1992). Advogado. Realiza perícias judiciais na área de Direitos Autorais. Conferencista e Parecerista. Autor dos seguintes livros, citados nos mais diversos acórdãos do Superior Tribunal de Justiça e Tribunais de Justiça Estaduais ( São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Santa Catarina, dentre outros): Dos crimes contra a propriedade intelectual- Ed. RT- São Paulo- 1993/ Código de Direitos Autorais – Ed. Lejus – São Paulo – 1998/ O direito conexo da empresa de radiodifusão – Ed. Lejus – São Paulo – 1999/ A Jurisdição Voluntária dos Direitos Autorais – Ed. Freitas Bastos – Rio – 2002/ Princípios de Direitos Autorais – Livro I: Um século de proteção autoral – 1898 a 1998 – Ed. Lumen Iuris – Rio – 2004/ Princípios de Direitos Autorais – Livro II: Os direitos autorais do trabalhador – Ed. Lumen Iuris – Rio – 2005/ Dos crimes contra a propriedade intelectual- 2 ed.- Ed. RT- São Paulo- 2005- Co-autor/ Sobre a ATARAXIA – a tranquilidade da alma – Ed. Letras Jurídicas – São Paulo – 2007/ Direitos Autorais – Estudos em homenagem a Otavio Afonso – Ed. RT – São Paulo – 2007 – Coordenador/ Função social dos direitos autorias na obra audiovisual nos paises ibero americanos – Ed. Lumen Juris – Rio – 2009/ Propriedade Intelectual – Estudos em Homenagem ao Min.Carlos Fernando Mathias de Souza – Ed.Letras Juridicas – São Paulo – 2010/ Estudos de Combate a Pirataria em Homenagem a Des. Gama Pellegrini – Ed. Letras Juridícas – São Paulo – 2011/ A proteção juridica (civil e Penal) do programa de computador: Pontos e Contrapontos – Ed. Letras Juridícas – São Paulo – 2013/ e 2 ed.atualizado – 2014/ e 3 ed.atualizado – 2017/ As primeira linhas da prática forense cível – Ed. Letras Jurídicas – São Paulo – 2019 É jornalista. Graduando em Biomedicina
Eduardo Tomacevicius Filho
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2001), Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2007), Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo – USP (2012) e Livre-Docente em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2017). Professor Associado (RTC – 24 horas semanais) do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. É também professor do Curso de Direito das Faculdades Integradas Campos Salles. Advogado e Consultor Jurídico em São Paulo. Autor dos livros O princípio da boa-fé no direito civil (São Paulo: Almedina, 2020) , A proteção do patrimônio cultural pelo direito civil (São Paulo: Almedina, 2020) e Entre a memória coletiva e a história de cola e tesoura: as intrigas e os malogros nos relatos sobre a Fábrica de Ferro de São João de Ipanema (São Paulo, Scortecci, 2022). É atualmente o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais – DPO – da Universidade de São Paulo.
Eliane Yachouh Abrão
Presidente da Comissão de Estudos da Propriedade Imaterial.
Instituto dos Advogados de São Paulo.
Emerson Urizzi Cervi
Professor associado do Departamento de Ciência Política; professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj (2006). Possui estágio pós-doutoral em partidos e eleições na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais- Espanha (Flacso-es)/Universidad Salamanca com financiamento Capes na modalidade de bolsa de estudos para estágio sênior no exterior (2015-2016). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996). Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública – Cpop (www.cpop.ufpr.br), com pesquisas e publicações nas áreas de debate e opinião pública, eleições, partidos, comunicação eleitoral, financiamento de campanhas e metodologia de pesquisa.
Eugenia Bertizzolo
Abogada (UADE). Profesora Universitaria (UMSA). Lic. en Organización y Gestión Educativa (AUSTRAL). Magister en Propiedad Intelectual (FLACSO). Actualmente cursando el Doctorado en Cs. Jurídicas (UCA) y la Maestría en Administración de la Educación (UTDT).
Tiene más de 15 años de experiencia en Gestión académica y actualmente se desempeña como Secretaria Académica de la carrera de Abogacía en UAI. Asesora a emprendedores en materia en Propiedad Intelectual. Es profesora de grado y posgrado en áreas de su especialidad; en diversas universidades, entre ellas UAI, UBA, UNGS y UTDT.
Ezequiel Valicenti
Músico, abogado y docente de la Facultad de Derecho de la Universidad Nacional del Centro. Actualmente, como becario del CONICET, se encuentra desarrollando su tesis doctoral en la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Ha cursado diferentes seminarios de postgrado vinculados a temas de propiedad intelectual. Ha sido becario de la Comisión de Investigaciones Cientificas de la Provincia de Buenos Aires. Ha resultado ganador de la beca de investigación en Artes Visuales del Fondo Nacional de las Artes, en la edición 2013. Integra el Centro de Estudios Jurídicos en Arte y Letras. Publica regularmente trabajos sobre temas de derechos de autor, contratos y responsabilidad civil en revistas
Felipe Palau Ramírez
Catedrático universitario en Universitat Politècnica de València (UPV)
Francisco Humberto Cunha Filho
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1990), Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1999), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutor pela Universidade de Milão – Bicocca (2018), da qual é Professor Visitante (2022). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), instituição na qual lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais. Membro do Colegiado do Doutorado em Direito da Universidade de Sassari – Sardenha – Itália. Professor Convidado da Universidade do Havre – França (2011). Advogado da União – Categoria Especial. Também é acadêmico da Academia Cearense de Letras Jurídicas – ACLJur, do Instituto dos Advogados do Ceará – IAC e Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Culturais, Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direito Constitucional, atuando principalmente nos temas que lhes são correlatos.
Gabriel Schumann
Advogado, Professor da Graduação e Mestrado da Universidade Positivo, onde leciona a disciplina de responsabilidade jurídica e inovação. Doutor em Direito pela UERJ. Mestre e Bacharel em Direito pela UFPR. Integra o Comitê Executivo de Saúde do CNJ, é presidente do grupo de saúde da associação Internacional de direito dos Seguros,e integra o Comitê de Saúde Suplementar do TJPR, Comissão de Direito da Saúde da OAB/PR.
Gonzaga Adolfo
Doutor em Direito pela Unisinos (2006); pós-doutorado em Direito pela PUC/RS (2019); advogado, pesquisador, perito e parecerista em Direitos Autorais. Autor de artigos e livros em matéria de Direitos Autorais.
Guilherme Coutinho
Fundador da Phonolite: direitos autorais e mercado da música. Sócio de Coutinho Silva Advocacia. Professor e palestrante
Glória Pires
Glória Pires é uma atriz e empresária brasileira.
Guilherme Brenner Lucchesi
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Master of Laws (LL.M.) pela Cornell Law School (EUA) eficacializado pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da UFPR. Coordenador do Curso de Direito da UFPR. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR (CAPES 6). Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Gestão 2023/2024. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico, Gestão 2019/2021. Professor Convidado em diversos cursos de Pós-graduação. Advogado em Curitiba, Paraná. Inscrito na Ordem dos Advogados do Estado de Nova York, Estados Unidos da América (NYSB).
Guilherme Carboni
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP, com Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, financiado pela FAPESP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Professor do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Direito SP (FGVLaw). Foi pesquisador-visitante em Sociologia do Direito na Università Degli Studi di Milano, Itália. É diretor-fundador do Instituto de Economias Sustentáveis e Direito (IESD). Realizou pesquisa e consultoria para a UNESCO sobre o assunto bibliotecas e direitos autorais. Coordenou o projeto Pensando o Direito, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça para o assunto Direitos Autorais e Internet. Linhas de pesquisa: (i) novos arranjos em propriedade intelectual, direitos humanos e desenvolvimento; e (ii) teoria da autoria; (iii) expressões culturais tradicionais, territórios da diferença e produção do comum
Guilherme Nunes
Advogado especializado em direitos autorais e entretenimento, com 8 anos de experiência no selo independente Laboratório Fantasma, trabalhando com artistas como Emicida, Rael e Drik Barbosa e Evandro Fióti. Pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Pesquisador Sênior no GEDAI-UFPR e coordenador do curso ‘Música, Copyright e Tecnologia’. Guilherme combina direito, música e entretenimento para proteger e impulsionar arte e criatividade.
Guillermo Palao Moreno
Guillermo Palao Moreno obtained his PhD (with honours) at the University of Valencia and he is currently full Professor of Private International Law at that University, where he teaches Private International Law and International Commercial Law. He is also the Vice-Rector for Internationalization and Cooperation at the same institution.
Guillermo Vidaurreta
Guillermo Vidaurreta es Abogado (UBA). Magister en Propiedad Intelectual (FLACSO). Investigador asistente del Centro de Estudios Interdisciplinarios de Derecho Industrial y Económico de la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires (CEIDIE). Docente de la Facultad de Derecho (UBA) y de la Maestría en Propiedad Intelectual (FLACSO).
Guta Braga
Guta Braga trabalha na indústria da música há uns 30 anos. Trabalhou em empresas como Sony Music, Warner/Chappell, Sony Publishing, Universal Publishing. Atualmente, presta consultoria para selos, empresas de tecnologia, clearance para lives e campanhas publicitárias. Seguindo sua vocação de compartilhamento de informação, criou, em 2012, sua empresa e um grupo homônimo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA para compartilhamento de informações, de forma gratuita, para artistas, autores, profissionais e estudantes do mercado. Hoje a MCT está também presente com canal no Instagram e Discord.
Heloísa Gomes Medeiros
Possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011 e 2017), graduação em Direito pela Faculdade São Luís (2007). Atualmente é professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) – ponto focal UFMA. É pesquisadora do Grupo de Estudo em Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR). Vice-presidente do Instituto Observatório do Direito Autoral. Advogada. Assessora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, propriedade intelectual, proteção de dados, direito empresarial e direito internacional. Membro da Comissão de Direito Digital da OAB/MA. Mentora em diversos programas de inovação. Autora do livro Software e Direitos de Propriedade Intelectual entre outros livros e artigos.
Humberto Fazano
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (2013). Atualmente é bolsista da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito
Isabella Pimentel
Highly experienced intellectual property (IP) professional with over 23 years of service at the World Intellectual Property Organization (WIPO). Specializing in regional and national development, I have a robust background in international trade, project management, and intellectual property law. Over the last seven years, I have led and supervised a diverse team, building networks with key national stakeholders across various countries. An advocate for accessibility in IP and an award-winning researcher, I am committed to fostering innovation through education, stakeholder engagement, and policy development.
Isadora Bays
Advogada inscrita na OAB/RS sob o n 119.973. Pós-graduanda em Direito Penal e Processual Prático Contemporâneo pela Universidade de Santa Cruz do Sul em parceria com o Centro de Ensino Integrado Santa Cruz (2020). Residente Australiana como aluna de General English Course na Imagine Education Brisbane (2018). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (2018). Atuou como bolsista monitora na disciplina de Direito Penal I e Direito Penal II pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha, sob orientação do professor Doutor Fábio Agne Fayet (2015) e bolsista monitora da disciplina de Direito e Democracia no Cinema e na Literatura sob supervisão da professora Mestra Fernanda Sartor Meinero (2016). Áreas de interesse: Criminologia, Gênero, Direito Penal, Direito Processual Penal, Sociologia Jurídica e Filosofia Jurídica.
Joelson Gomes Pequeno
Técnico em Propriedade Intelectual, Chefe Substituto da Divisão de Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados – DIPTO/INPI.
José Antônio Siqueira Pontes
Professor doutor na área de Teoria Geral do Direito (FACAMP 2002-atual). Professor titular de Filosofia do Direito e Lógica na FADI – Faculdade de Direito de Sorocaba (2022). Membro da coordenação do curso de direito da FACAMP (2004-2014). Líder de pesquisa no GP Interfaces jurídicas do regime de conformidade (compliance). Editor-chefe da Revista DESC (Direito, Economia e Sociedade Contemporânea).
José Augusto Fontoura Costa
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1998) e aperfeicoamento em UN and Globalization pela Central Europe University (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Juan Ignácio Correa
Patentrecht Pharmazeutika, Biotechnologie, Sortenschutz, genetische Ressourcen und traditionelles Wissen, Innovation und Technologietransfer, internationale Verhandlungen über Geistiges Eigentum, Entwicklungsländer
Juliana Krueger Pela
Professora Doutora da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) desde 2008, atua também como advogada em São Paulo. Foi aluna do curso de Graduação da FDUSP, na turma 170 (formatura em 2001) e também aluna do curso de Pós-Graduação, tendo defendido sua tese de Doutorado (As golden shares no Direito Brasileiro) em 2007, sob orientação da Professora Associada Rachel Sztajn.
Karin Klempp Franco
Karin Klempp Franco atua desde 1996 com direito empresarial, com ênfase nas áreas de propriedade intelectual, proteção de dados pessoais e direito digital. Possui experiência profissional internacional em escritório de advocacia europeu. É professora universitária da pós graduação (stricto sensu) e pós graduação executiva e da graduação em Direito. Atua como árbitra e mediadora em diversas instituições nacionais.
Leander Stähler
Leander studied law and economics in Maastricht, Detroit and Utrecht. His doctoral research applies a law and political economy (LPE) approach to the EU regulation of non-personal data, focusing on power relations in the private sector and the role of technologies and private ordering, including data spaces. He has previously written about and worked on projects addressing the role of copyright in the EU data economy, EU data and digital regulation, socio-technical constructs such as data spaces, as well as the enforcement of EU law, and the interface between competition law and IP, especially copyright.
Leandro Gosdorff
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004 e 2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná na área de prática jurídica em Direitos Humanos. Foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR entre 2017 a 2020 e coordenador da Coordenação de Políticas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura durante os anos de 2013 a 2016. Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Urbanístico. Pesquisador do Centro de Estudos Constitucionais e do LABA- Direito, espaço & política. Tem experiência na área de Direito nos seguintes temas: Direitos Humanos: Gênero, Sexualidade, Espaço e Conflitos; Cultura, arte e Direito; Assessoria Jurídica Popular e Acesso a Justiça.
Lígia Loregian Penkal
Mestra em Direito Econômico no Programa de Pós Graduação em Direito da PUCPR, bacharel em Direito pela PUCPR, tecnóloga em Design Gráfico pela UTFPR. Aluna de Iniciação Científica na PUCPR, vigências 2017/2018; 2018/2019; 2019/2020 e 2020/2021. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Avançados em Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável, NEADI/PUCPR; do grupo de estudos em Direito Autoral e Industrial, GEDAI/UFPR; do Grupo de Estudos em Análise Econômica do Direito, GRAED/PUCPR e técnica do Centro de Estudos Vênetos no Paraná, CEVEP/UNICENTRO.Possui certificado de competência em inglês ECCE (Examination for the Certificate of Competency in English) pela fundação CaMLA (Cambridge Michigan Language Assessment), e certificado de proficiência em inglês pela escola Inter Americano, Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Curitiba. Fala além do inglês e português, italiano nível intermediário. Cursou o Ensino Médio e Fundamental no Colégio Marista Santa Maria, Curitiba, PR.
Livia Barboza Maia
Doutoranda em Direito Civil pela UERJ (2019), Mestre em Direito Civil pela UERJ (2018). Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-Rio (2014). Bacharel em Direito pela PUC-Rio (2013). Professora na Pós-Graduação Lato Senso da PUC-Rio. Sócia do escritório Denis Borges Barbosa Advogados.
Liz Beatriz Sass
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2016), com estágio de Doutoramento na Universidade de Alicante (Espanha) pelo PDSE da CAPES. Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). É Professora adjunta no Departamento de Direito, no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC e no programa em rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT do Ponto Focal da UFSC/Florianópolis. Atuou como Secretária de Aperfeiçoamento Institucional (Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional- SEAI), junto ao Gabinete da Reitoria da UFSC, na gestão de 2018 a 2022. Foi professora do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios (2016/2017) e do Curso de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2008/2017). É líder do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da UFSC (NUPPI) , Pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI, vinculado à Universidade Federal do Paraná e colaboradora do Observatório Nacional de Direitos Autorais – ONDA. Compõe o corpo de árbitros da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF.
Lokesh Vyas
Lokesh is a doctoral candidate at Sciences Po, Paris, examining the genealogy of copyright’s “Balance” rhetoric, with a specific emphasis on Indian Copyright law under the guidance of Prof. Séverine Dusollier. Through his research, he is trying to contest and comprehend the evolution of the concept of “public interest” in copyright law since the advent of the first International Copyright Convention, i.e., the Berne Convention, 1886. Lokesh’s academic journey began with a law degree at Nirma University, India. Later, he completed his LLM at American University Washington College of Law (AUWCL) where he worked as a research scholar for the Arcadia Funded project on the Right to Research in International Law. He was awarded the InfoJustice Fellowship and Arodhum Scholarship to study LLM. His overarching interests revolve around knowledge governance and information regulation, and he enjoys delving into these subjects through the lens of Critical Legal Studies (CLS) and Third World Approaches to International Law (TWAIL).
Luca Schirru
Advogado atuante em direito da propriedade intelectual desde 2010, professor assistente na Universidade Positivo, professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-RJ, Coordenador do Grupo de Estudos em IA e Direito da Universidade Positivo, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas (NUREP) e do INCT Rede Proprietas, pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Doutor e Mestre em Políticas Públicas (área de concentração de Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento) no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED-IE). Autor do livro “Direito Autoral e Games: A Engenharia Reversa de Programas de Computador e o seu Potencial como Fonte de Inovação”.
Lucas Moser Goulart
Advogado inscrito na OAB/RS desde 2014, com ampla experiência em Propriedade Intelectual, arte e entretenimento. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2022), onde realizei estágio de docência em propedêutica e defendi a dissertação “Em busca do sujeito Autor: uma aplicação da teoria polifônica de Mikhail Bakhtin ao Direito Autoral”, vencedora do IV Concurso Prof. Dr. José de Oliveira Ascensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduado em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2013). Atualmente, estou cursando Ciências Sociais (Sociologia – UFRGS) com previsão de conclusão em 2024. Sou membro do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da UFSC (NUPPI/UFSC). Nos momentos livres, dedico-me à música, pois sou guitarrista, e à literatura, tendo como favoritos os autores Rilke, Kundera e Dostoiévski.
Lucas Silveira Duarte
Graduado no Curso de Ciência Jurídicas e Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017/2). Advogado. Mestre em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2021/02). Pesquisador integrante do NUPPI (Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual) da UFSC. Advogado nas áreas do Direito Empresarial e do Direito da Propriedade Intelectual. Bolsista Pesquisador do Laboratório de Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina – InovalabSC
Luciana Guilherme
Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ), mestre em Administração (UECE) e bacharel em Administração de Empresas (UFC). Consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura. Professora de graduação e pós-graduação e pesquisadora do Laboratório Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC), vinculado ao Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC/ESPM Rio). Co-fundadora e sócia da empresa Sismo Criativo – Consultoria e Produções. Foi Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa – SEC do Ministério da Cultura – MinC (2011 a 2013). Foi assessora de Marketing da Secretaria da Cultura do Ceará (2004 a 2006) e Assessora de Marketing e Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC-CE (2002 a 2003).
Luciana Pedroso Xavier
Professora de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UPFR). Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Parecerista e Mediadora Judicial e Extrajudicial.
Luiz Antônio Gouveia de Oliveira
Sou economista formado pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e especialista em Análise de Dados em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (2019). Entre 1996 e 2001, fui analista do SEBRAE Ceará. De 2002 a 2006, ocupei o cargo de diretor executivo do SENAC Ceará. Entre 2011 e 2014, ocupei o cargo de diretor de desenvolvimento e monitoramento da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em Brasília. Nos anos de 2015 e 2016, fui assessor de planejamento estratégico da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura, em Brasília. Nos anos de 2017 e 2018, ocupei o cargo de coordenador geral de estatísticas e indicadores culturais do Ministério da Cultura, em Brasília. Desde 2019, atuo como Analista de Defesa Comercial e Interesse Público no Departamento de Defesa Comercial (DECOM) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Tenho experiência profissional e acadêmica nas áreas de economia e gestão, com ênfase em gestão pública e privada, negócios internacionais, inovação e economia criativa.
Luís Alexandre Carta Winter
Graduação em Direito pela UFPR, Especialização em Filosofia da Educação pela PUC-PR, Mestrado em Integração Latino – Americana pela UFSM e Doutorado em Integração da América Latina pelo USP/PROLAM. Atualmente é professor titular da PUC-PR. Advogado militante deste 1984 e consultor jurídico. Coordenador do NEADI (www.neadi.com.br). Membro de Centro de Letras do Paraná e do Instituto de Advogados do Paraná.
Lukas Ruthes Gonçalves
Estuda a área do Direito da Propriedade Intelectual desde o início de seu bacharelado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Lukas fez um intercâmbio de seis meses na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde teve a oportunidade de estudar com os Professores Dário de Moura Vicente e José de Oliveira Ascensão. Após seu retorno ao Brasil, concluiu seu Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentando dissertação sobre Autoria de IA orientada pelo Professor Marcos Wachowicz e é agora Doutorando pela mesma instituição. É também Professor de Direito da Propriedade Intelectual na FAE Centro Universitário, membro do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), liderado pelo Professor Marcos Wachowicz e Pesquisador Assistente do Program on Information Justice and Intellectual Property (PIJIP) da American University Washington College of Law.
Manuel David Masseno
É professor adjunto com nomeação definitiva do Instituto Politécnico de Beja (Portugal); Professor Jean Monnet de Direito Comunitário europeu; Investigador (i.e. Pesquisador) do Instituto jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal); e integrante da Rede Temática europeia LEFIS – LEgal Framework for the Information Society. No Brasil, é Académico Benemérito da ABLA – Academia Brasileira de Letras Agrárias; Membro Correspondente IBCDTur – Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo; Membro e pertencente ao Grupo Permanente de Avaliação de Estudos e Pesquisas do IBDE – Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico. É ainda Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Eletrônico (ISSN 1679-1045), do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico; do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Ambiental – Doutrina e Jurísprudência (ISSN 1807-9962), Fiuza Editores, de São Paulo; do Conselho Científico da RVDTur – Revista Virtual de Direito do Turismo (ISSN 1807-1767), do Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo.
Marcelo Conrado
–
Marcelo Crespo
Doutor e mestre em Direito Penal pela USP, é Certified Compliance and Ethics Professional International (CCEP-I) pela Society of Corporate Compliance and Ethics. Possui Certificação Internacional em Gestão e Negócios (XBA – Exponential Business Administration) pela StartSe e Nova School of Business and Economics. É palestrante nacional e internacional e autor de diversas obras nacionais e internacionais sobre direito, tecnologia e inovação.
Márcia Carla Pereira Ribeiro
Doutora em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Mestre em Direito Privado pela UFPR. Professora Titular de Direito Societário da PUCPR. Pos-doutorado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pós-doutorado pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-doutorado pela Universidade Paris 1 Panthéon/Sornonne. Professora Associada de Direito Empresarial na UFPR. Pesquisadora Convidada na Universidade de Montréal (2007). Advogada. Diretora de Regulação Econômica da AGEPAR – Agência Reguladora do Paraná.
Marcos Wachowicz
Professor Titular de Direito na UFPR. Coordenador do GEDAI/UFPR Consultor Max Planck Smart IP. Prof. da Cátedra de Propriedade Intelectual no ITM-WWU. Membro da Câmara de Segurança e Direitos na Internet do CGI.br.
Marek Salamonowicz
Employed as an Associate Professor at the Faculty of Law and Economics of Kazimierz Wielki University in Bydgoszcz (UKW), lecturer at Doctoral School of University of Warmia and Mazury in Olsztyn (UWM), Attorney at law. Editor in Chief of the Journal of Legal Dogmatics. He conducts research related to intellectual property law, civil law, in particular contract law and competition law. He deals in particular with the legal issues of technology transfer, contracts in the field of commercialization of research and development results, access to research data or protection of the external form of a product.
Maria Helena Japiassu M. de Macedo
Advogada; OC/Itamaraty. Pesquisadora doutoranda PPGD/UFPR. Professora (Direito e Artes Visuais – Esc. Cultura e Mercado; Artes Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas – UNINA). Escritora. Curadora.
María Sol Terlizzi
Profesora en Filosofía (UBA) y Magister en Propiedad intelectual (FLACSO). Coordinadora académica de la Maestría en Propiedad Intelectual de la FLACSO Argentina. Docente e investigadora del programa de Derecho y Bienes Públicos y del Programa Bioética (FLACSO Argentina), de la Universidad Nacional de la Matanza y de la Universidad Nacional de Lanús. Miembro de la Unidad de Activos Intangibles y Propiedad Intelectual (UAIyPI) de la Agencia Nacional de Promoción de la Investigación, el Desarrollo Tecnológico y la Innovación.
Maria Victória Rocha
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Porto. Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, e Doutora em Propriedade Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela. Professora da Escola de Direito da Universidade Católica, Porto. Pesquisadora do Centro de Estudos em Investigação em Direito (CEID)/Católica Research Centre for the Future of Law, e pesquisadora Sénior do GEDAI/UFPR.
Mariah Brochado Ferreira
Professora Titular de Filosofia do Direito e da Tecnologia da Faculdade de Direito da UFMG. Professora Visitante no Leibniz Institut für Medienforschung- Universität Hamburg, Alemanha (Bolsa CAPES PrInt/2023). Doutora e Mestre em Direito pela UFMG, com Pós-Doutorado em Filosofia pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, Alemanha (Bolsa Capes Sênior- 2012/2013). Coordenadora do Núcleo de Estudos Paideia Jurídica: educação em direitos fundamentais (UFMG). Coordenadora do Projeto PHILOTECH: Filosofia da Tecnologia aplicada ao Direito (UFMG). Coordenadora do Projeto de Extensão Mulheres por Minas: o feminino em ação (UFMG). Coordenadora do Projeto Tecnológico Canal Exibidas (UFMG). Diretora de Direitos Humanos do Instituto de Direito e Inteligência Artificial (IDEIA) de Minas Gerais. Associada Honorária da União Ibero-Americana de Juízes(UIJ). Foi Presidente da Comissão de Inteligência Artificial no Direito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (2022). Foi Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais de Minas Gerais (2015-2018), ocasião em que presidiu a Comissão do Decreto Regulamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais (Decreto 47.442, de 04 de julho de 2018). Coordenou o Núcleo de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais (2017-2018). Pesquisadora em Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Filosofia da Tecnologia aplicada ao Direito, com ênfase em Ética, Hermenêutica e Cyberdireito.
Mariana Valente
Tenure track assistant professor of International Law and Economics at the University of St.Gallen, Switzerland. I am also associate director of InternetLab, a São Paulo-based think tank working on building the evidence for human rights-responsive internet policy. I am dedicated to research in AI and platform governance from a sociotechnical perspective, and IP and cultural and knowledge practices. I was part of the Brazilian Senate Legal Experts Commission, which drafted an AI regulation law. Before moving to Switzerland, besides InternetLab, I taught and coordinated the Certification for Law and Technology at the Executive Education at Insper. Previously I worked at the Center for Technology and Society of Fundação Getúlio Vargas in Rio de Janeiro, and before that I was the legal coordinator of the Museum of Modern Art of São Paulo. As a lawyer, I worked primarily with heritage institutions and cultural projects. One of the works I am most proud of is developing a copyright policy for the Pinacoteca do Estado de São Paulo, helping the institution towards its culture and heritage preservation and dissemination goals. I have a doctorate from the University of São Paulo and had study or research experiences at the LMU Munich, Yale University, and UC Berkeley Law School. Before studying law, I got a technical education in data processing at COTUCA-Unicamp. I have authored and co-authored a few books and many papers, which can be found on my academic profiles online.
Marilena Winter
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito Privado pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Titular de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Procuradora do Município de Curitiba. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP, Conselheira Estadual Titular da OAB/PR, Vice-Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/PR, membro consultor da Comissão da Advocacia Pública do Paraná, Membro da Comissão Editorial da Revista da Procuradoria do Município de Curitiba.
Mário Ferreira de Pragmácio Telles
Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (PPCULT) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/IPHAN). No âmbito da pós-graduação latu sensu, é professor convidado da Escola de Direito da FGV e da PUC-RIO, conduzindo disciplinas de Propriedade Intelectual, Direito Digital e Tecnologia da Informação. Seja na docência de graduação ou pós-graduação (lato ou stricto sensu), orienta alunos e leciona disciplinas que lidam com a interface entre cultura e tecnologia, tais como: Propriedade Intelectual; Aspectos Regulatórios da Tecnologia; Direitos Autorais; Direito da Cultura e do Entretenimento; Direito Digital, Ética e IA, Ética e Leis dos Robôs, em instituições como PUC-RIO, CESAR, FGV, UCAM e FACHA. Pragmácio tem experiência na gestão e coordenação de projetos de pesquisa na área de Direito e Tecnologia, Proteção de Dados, Inteligência Artificial, Direitos Culturais e Patrimônio Cultural. Mário Pragmácio tem se empenhado fortemente na concepção, liderança e execução de projetos de pesquisa, bem como nas principais discussões sobre marcos regulatórios relacionados ao desenvolvimento do setor criativo e tecnológico no Brasil.
Mauro Bolcato Dibe Rodrigues
Sócio na Barreto Advogados & Consultores Associados. Advogado Trabalhista. Pós graduado em Direito Processual do Trabalho e Direito Processual Civil e Mestrando em Direito Civil pela Puc-rio. Professor de direito do trabalho no curso de especialização da Puc Rio.
Melina Girardi Fachin
Doutora em Direito Constitucional, com ênfase em direitos humanos, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP.) Visiting researcher da Harvard Law School. Mestre em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Michele Hastreiter
Professora e pesquisadora em Direito Internacional Público e Privado. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela PUCPR, graduada em Administração Internacional de Negócios, pela Universidade Federal do Paraná (2009) e em Direito, pela PUCPR. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello no UNICURITIBA, projeto de extensão universitária conduzido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU).
Michael Dionisio de Souza
Professor no curso de Direito Empresarial na Universidade Santa Cruz (USC). Mestre e Doutor em Direito Pela Universidade Federal do Paraná, Professor Universitário, de Curso Preparatório, Palestrante, Procurador Municipal, Advogado e Sócio fundador do escritório Cassou & Advogados Associados.
Milton Lucídio Leão Barcellos
Doutor em Direito com estágio doutoral na Boston University School of Law. Mestre em Direito. Especialista em Direito Internacional pela UFRGS (2002).
Naara Cavalcante
Bacharel em Direito pela Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha pesquisa “Direito privado, Processo e Sociedade da Informação. É membro-pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (NUPPI) e realiza pesquisas na área de Propriedade Intelectual e Tecnologia. Foi bolsista do Programa Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC (2019/2020) com pesquisa na área interdisciplinar Direitos Humanos e Literatura. Possui fluência na língua inglesa e entende parcialmente a língua espanhola.
Nicolás Martín Hermida
Specialties: Intellectual Property, Copyright, ICTs, Patents, Trademarks, Biotechnology, Innovation, Technology Transfer, Cyberlaw, Digital Assets, IP enforcement, Patents litigation, Patent prosecution, Geographical Indications, Antitrust, IP enforcement, Trade Secrets, Public Policy.
Oscar Carlos Cidri Neto
Professor,advogado, mestre em Direito pela UFPR, pesquisador do GEDAI/UFPR.
Osny da Silva Filho
Doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Faculdade de Direito de Harvard (2018-2019). Pesquisador visitante no Instituto Max Planck para Direito Comparado e Direito Privado Internacional (2019). Mestre em direito pela USP (2016), com período sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, Berkeley (2013-2014). Bacharel em Direito, pela USP (2012), com parte da graduação cursada nas Universidades de Roma “La Sapienza” e “Tor Vergata” (2009-2010). Pesquisa e leciona nas áreas de direito dos contratos, direito imobiliário, propriedade intelectual, direito do mercado financeiro (especialmente meios de pagamento e seguros), responsabilidade civil e teoria do direito. Autor de Fundamentos do direito contratual (Almedina, 2022), Orlando Gomes (com Luiz Ramos; Elsevier, 2015) e de artigos publicados em periódicos e livros brasileiros e estrangeiros. Advogado e consultor.
Patrícia Aurélia Del Nero
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1995), com complementação de Créditos realizada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutorado em Curso de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Foi Chefe do Departamento de Direito da UFV – Diretora da Faculdade de Direito (2007-2008). Foi professora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) GVLaw da Disciplina Propriedade Intelectual – Proteção de Cultivres (2006) Foi Professora do Programa de Graduação em Administração da Universidade Aberta do Brasil (Disciplinas: Direito Administrativo e Tributário). Foi avaliadora de Cursos de Direito do INEP (2013-2014). Atualmente é professora Associada, nível IV, da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, de abril até o momento. Foi Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (1995 até 2018), Professora Visitante no Programa de Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa. É Membro Acadêmico do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI) Foi Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (Portaria da Reitoria n. 1485/2011, de 28/11/2011). Autora Nacional do Guia Didático da Disciplina Direito Administrativo do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Professora do referido Mestrado na IES participante (UF).É lider do Grupo de Pesquisa do CNPq Propriedade Intelectual Difusão e Transferência de Tecnologia.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, direito administrativo, administração pública, biotecnologia. É Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade Federal do Sul da Bahia
Pedro Marcos Nunes Barbosa
Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2016), instituição na qual realizou seu Estágio Pós-Doutoral em Direito Civil (2021). Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-RIO (2007). Professor de Direito Civil, Direito Comercial e Direito da Propriedade Intelectual nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da PUC-Rio (desde 2008). Membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ, da Comissão de Direitos Autorais e Propriedade Industrial do IAB. Perito Judicial de Propriedade Intelectual. Sócio de Denis Borges Barbosa Advogados.
Pedro Henrique D. Batista
Senior Research Fellow at the Max Planck Institute for Innovation and Competition (Munich, Germany).
Pedro Santoro Zambon
Doutor em Comunicação pela UNESP com formação em Evidence in Public Policy pela Blavatnik School of Government da University of Oxford, atua como consultor de inteligência e gestor de projetos para a indústria de games, tendo prestado serviço para formuladores de políticas públicas, associações e instituições privadas. Diretor da Savegame.dev, empresa de consultoria estratégica e capacitação no setor de games. Consultor de Games na Spcine desde 2021 e Coordenador da incubadora SP GameStart, primeira incubadora de games do Brasil. Foi Diretor de Estratégia da Game Jam Plus, evento internacional de suporte a desenvolvedores de jogos, onde ocupa atualmente a posição de conselheiro. Foi assessor de Inteligência de Mercado e Políticas Públicas da Abragames entre 2019 e 2020. Foi representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Políticas Culturais 2019/2022, Chair da Trilha de Indústria do Simpósio Brasileiro de Games entre 2016 e 2020 e pesquisador do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais de 2018. Membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade).
Rafael dos Santos Pinto
Professor de Direito Empresarial da Universidade Positivo (UP). Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Advogado.
Ricardo Marcelo Fonseca
Reitor eleito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para mandato 2016-2020 e reeleito para o mandato 2020/2024. Professor Titular de História do Direito do Departamento de Direito Privado da UFPR. Graduado em Direito e em História, especialista, mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália, sob a supervisão de Paolo Grossi. Presidente do Instituto Latino-Americano de História do Direito (ILAHD). Vice-presidente acadêmico do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD).
Ricardo Sichel
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Propriedade Industrial – Westfälische Wilhelms Universitat Münter (1995) e doutorado em Direito Europeu de Patentes – Westfälische Wilhelms Universitat Münter (2002). Foi procurador federal localizado na Procuradoria Federal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, de julho de 1984 até agosto de 2019, quando de sua aposentadoria Exerceu cargo de Procurador-Geral da Agência Reguladora e Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro, com competência para regular contratos de concessão de serviços públicos de saneamento básico e energia (gás), até 01/09/2007. A partir de outubro de 2007, passei a ocupar a Chefia de Divisão de Orientação Jurídica da Procuradoria Federal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Exerci este cargo até abril de 2009. De março a dezembro de 2009 cursei, na Escola Superior de Guerra, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia(CAEPE), tendo redigido monografia sobre o Direito da Propriedade Intelectual. Exerceu de 1 de março de 2010 até 20 de julho de 2010, o cargo de Diretor da Escola de Administração, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). De 21 de julho de 2010 até 9 de dezembro de 2010, atuei na Procuradoria Federal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, coordenando, também Grupo de Trabalho com vistas a instituição do Centro de Defesa da Propriedade Intelectual. No período de 10 de dezembro de 2010 até 01 de setembro de 2011, exerceu o cargo de Chefe da Coordenação de Defesa da Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, estabelecendo seus mecanismos de atuação, na área de estudos de viabilidade para a instituição de procedimentos de arbitragem e mediação na área de propriedade intelectual.
Roberta Ferrreira Severo
Advogada da K+G Cesário Pareceres e Pesquisas. Graduada em Direito pela UERJ, especialista em Direito Desportivo pelo Instituto AVM-UCAM, especialista em Marketing, Gestão e Direito do Esporte pela FGV/On-line/FIFA/CIES, mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação no INPI. Nos últimos 10 anos, trabalhou com gestão esportiva na Secretaria de Esportes do Município de Petrópolis (Subsecretária) e no Projeto Brasil Vale Ouro da Empresa Vale do Rio Doce (Coordenadora Técnica), participou da organização de Megaeventos (Copa das Confederações 2013 e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016), foi Diretora Jurídica da FARJ – Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é pesquisadora de Direito Desportivo do GEDD-FND/UFRJ, Auditora da 3ª Comissão do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol/RJ, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD e Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ
Rodrigo Otávio Cruz e Silva
Advogado I Doutor em Direito UFPR l Direito Societário l Professor Universitário.
Rodrigo Terra
Rodrigo Rodrigues da Luz
Professor no curso de Direito do Centro Universitário de Goiatuba – GO (UNICERRADO). Mestre pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Marília-SP/UNIMAR na linha de pesquisa Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais. Pós-graduação Lato Sensu em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduação Lato Sensu em Direito e Justiça do Trabalho pela Faculdade Sul Americana.
Rodrigo Vieira Costa
Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Investigador Visitante com Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra (2020-2021). Docente Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGD/UFERSA). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador-Líder do DiGiCULT/UFERSA – Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (GEPDC/UNIFOR). Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR). Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCULT. Membro do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Atualmente, realiza pesquisas nas áreas relativas aos direitos culturais, como patrimônio cultural, direitos intelectuais, incentivos e fomento à cultura, direitos dos trabalhadores da cultura, políticas culturais e Administração Pública da Cultura. Interessa-se igualmente por direito digital, pelo marco civil da internet, pelo impacto das novas tecnologias da informação e da comunicação no direito e pelas relações entre liberdade de expressão, privacidade e ambiente digital.
Ruy Pereira Camilo Junior
Professor Doutor do Departamento de Direito Comercial (DCO) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Coordenador do Setor de Estágios e Ouvidor dos estágios da Faculdade de Direito da USP. Membro eleito das Comissões de Graduação e de Cultura e Extensão da SanFran. É coordenador do Programa de Negociação da Universidade de São Paulo e do Instituto Crytpo Ius. Possui Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (2004) e doutorado (2016) em Direito Comercial pela mesma faculdade, Pós-Graduação lato sensu em Análise Econômica pela FIPE/Ordem dos Economistas do Brasil (2011) com Extensão na Universidade de Grenoble II (2009). É membro dos Conselhos da Associação de Advogados de São Paulo (AASP), do Instituto Brasileiro de Estudos sobre Recuperação de Empresas (IBR) e da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP. Autor do livro “Direito Societário e Regulação Econômica”
Sean Flynn
Professor Flynn teaches courses on the intersection of intellectual property, trade law, and human rights and is Director of the Program on Information Justice and Intellectual Property (PIJIP). At PIJIP, Professor Flynn designs and manages a wide variety of research and advocacy projects that promote the public interest in intellectual property and information law and coordinates PIJIP’s academic program. Professor Flynn Chairs the Global Expert Network on Copyright User Rights and is a founding member of the Global Congress on Intellectual Property and the Public Interest. He is Editor in Chief of Infojustice.org, a leading public interest law and policy blog. Professor Flynn serves as Principal Investigator of PIJIP’s project on the Right to Research and International Copyright. He is visiting Scholar at the University of Amsterdam’s Institute for Information Law (IViR) and a Senior Research Associate at the University of Cape Town’s Intellectual Property Unit.
Sérgio Amadeu
Sérgio Amadeu da Silveira é um sociólogo brasileiro geralmente lembrado como defensor e divulgador do software livre e da inclusão digital no Brasil. Foi um dos implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Sergio Branco
Cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV Rio. Graduado em Direito UERJ. Sócio de Rennó Penteado Sampaio Advogados.
Sérgio Staut Jr.
Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Associado de Teoria do Direito nos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre (2002) e Doutor (2009) pelo Programa da Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália (entre 2014 e 2015). Integrante do Núcleo de Pesquisas de História, Direito e Subjetividade do PPGD/UFPR. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI. Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito – IBHD.
Sérgio Sobreira
Administrador pela Universidade de Fortaleza (1985), é mestre (2007) e doutor (2011) pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É Professor Adjunto I da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Foi professor adjunto da Universidade Salvador – UNIFACS e professor assistente da Faculdade da Cidade de Salvador. Atuou como gestor e produtor cultural por cerca de 20 anos. Desenvolve pesquisa nas áreas de comunicação e cultura, com ênfase em: cultura e desenvolvimento, economia da cultura, gestão e produção cultural, e políticas públicas de cultura.
Sydney Limeira Sanches
Mestre em Bens Culturais, do Departamento de História – CEPDOC/Fundação Getúlio Vargas/RJ; Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ; Pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas-FGV; Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB; Vice-Presidente do Comitê Jurídico da CISAC – Confederação Internacional da Sociedades de Autores e Compositores; Presidente da Comissão Nacional de Direitos Autorais do Conselho Federal da OAB; Sócio do Escritório Sanches Advogados Associados.
Thiago Hansen
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011), graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2010), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2014) e doutorado em direito na Universidade Federal do Paraná (2018). É professor adjunto de Teoria do Direito do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: história do direito brasileiro no século XX e história do direito ambiental. Produz, participa e dirige o podcast jurídico Salvo Melhor Juízo.
Thomas Hoeren
Thomas Hoeren estudou Teologia e Direito na Universidade de Tübingen, na Universidade de Münster e na Guildhall University, em Londres, entre 1980-1987. [1] Em 1986 graduou-se em Teologia em Münster. De outubro de 1986 a maio de 1988, realizou seu doutoramento em Direito (IT) na Universidade de Münster, apresentando sua dissertação intitulada: “Softwareüberlassung als Sachkauf” (“Licenciamento de Software como uma compra do produto”). Em Maio de 1994, Thomas Hoeren recebeu a qualificação como professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Münster.
Ulisses Levy Silverio dos Reis
Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (nível Mestrado Acadêmico) da Ufersa (PPGD/Ufersa), estando atualmente como o seu Coordenador (2023-2025). Coordenou o Curso de Bacharelado em Direito (2019-2021) e o Curso de Especialização em Direito Constitucional e Tributário da Ufersa (2019). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/UFMG). Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC). Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB). Especialista em Direitos Humanos e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do Conselho Científico da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) no quadriênio 2023-2027. É líder do Laboratório de Métodos Quantitativos em Direito (DGP/CNPq/UFERSA). Possui interesse acadêmico na área do direito constitucional, com foco em metodologias empíricas no objetivo de explorar o funcionamento real das instituições do sistema de justiça.
Valentina Delich
Profesora e investigadora en la FLACSO-Argentina. Abogada, MA en Relaciones Internacionales y Doctora en Derecho Internacional, sus áreas de expertise son las relaciones económicas internacionales, la propiedad intelectual, el comercio internacional y el desarrollo en América Latina. Expositora frecuente en seminarios y conferencias nacionales e internacionales es también consultora de gobiernos y organizaciones internacionales.
Victor Gameiro Drummond
Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) (2016). Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2014). Mestre em Direito (Ciências Jurídicas) pela Universidade de Lisboa (FDUL) (2004). Graduado em Direito pela USU (1996). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (BA), professor visitante da Universidade de Lisboa, professor visitante da Universidade de Santiago de Compostela, professor colaborador da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e professor visitante da Universidad Complutense de Madrid. Coordenador do Cultura, Arte, Direito, Informação e Sociedade (CADIS). Pesquisador visitante da University of London (Queen Mary).
Vitor Henrique Pinto Ido
Doutor (2021) e Mestre (2017) em Direitos Humanos na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo – FDUSP. Graduado em Direito pela mesma instituição (2014). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) (2017). Atualmente é pesquisador da organização intergovernamental South Centre (Genebra), no programa de Saúde, Propriedade Intelectual e Biodiversidade. Experiência na área de direito, especialmente nos seguintes temas: propriedade intelectual (patentes farmacêuticas, China contemporânea, conhecimentos tradicionais); direito econômico e empresarial; direito e novas tecnologias; teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento; interface entre direito e antropologia.
Walter Godoy dos Santos Jr.
Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2018). Ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em agosto de 2008. Professor do Curso de pós-graduação em Direito da Universidade Nove de Julho. Professor dos cursos de pós-graduação da Escola Paulista da Magistratura e da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Coordenador do Núcleo de Estudo em Atualização Jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal da Escola Paulista da Magistratura. Atualmente, exerce as funções de Juiz Auxiliar do Gabinete do Ministro Dias Toffoli. Juiz de Direito Titular da 11ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo (TJSP). Atua principalmente nos seguintes temas: Propriedade Intelectual, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direitos Humanos e Direitos Fundamentais.
Wilson Furtado
Atualmente é professor da Universidade da Região de Joinville na disciplina de Direito Processual III e IV. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.