Alejo Barrenechea

Abogado, Universidad de Buenos Aires (1993). Especialista en propiedad intelectual. Agente de la propiedad industrial. Docente de grado y posgrado en distintas universidades (UBA, UNTREF, UCA, etc.) e instituciones (CPACF, GCBA, etc.). Director del posgrado de Derecho de Autor de la Asociación de Abogadas y Abogados de Buenos Aires y la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Presidente de la Comisión de Derecho de Autor de la Asociación de Abogadas y Abogados de Buenos Aires. Secretario del Instituto de Derecho de las Comunicaciones y Derecho de Autor del Colegio Público de Abogados de la Capital Federal. Jefe del Departamento Legal de gestión de recaudaciones de AADI CAPIF ACR.

Alexandre Libório Dias Pereira

Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde março de 2020. Concluiu o Doutoramento em Doutoramento em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) em 2008 pela Universidade de Coimbra, onde fez também o Mestrado em Mestrado em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) em 1999 e a Licenciatura em Direito (Ciências Jurídico-Forenses) em 1994. Mais de 25 anos em investigação, ensino e transferência de conhecimento na Universidade de Coimbra e em outras instituições. Professor Associado da Faculdade de Direito de Coimbra de Direito Comercial, Propriedade Intelectual.

Alexandre Pesserl

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutorando em Direitos Humanos e Democracia no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Mediador e Árbitro credenciado pelo Ministério da Cultura para atuar na resolução de conflitos relativos a direitos autorais. Consultor da UNESCO em gestão coletiva de direitos autorais no ambiente digital. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI/UFPR.

Allan Rocha

Professor e Pesquisador da UFRRJ, UFRJ/PPED e PUC-RJ, Doutor em Direito pela UERJ e pós-doutor pela Universidade de Oxford com pesquisas voltadas para os direitos autorais e culturais. Diretor científico do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais.

Ana Rocha

Formada em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2009), especialista em gestão de projetos pela ISAE/FGV (2011) e mestranda em História da Arte pela UNIFESP. Desde 2009 atua como curadora e produtora, organizou e coordenou exposições, contribuiu para catálogos, e coordenou programas de formação/ residência para artistas e curadores. Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná de 2019 a 2022.

André Fontes

Desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Uni-Rio. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

André Lucas Fernandes

Graduado e mestre em Direito pela UFPE. Doutorando pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), na linha de tecnologia e direito. Professor Universitário. Diretor e Fundador do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife – IP.rec. Advogado.

Andres Guadamuz

Profesor de Derecho de la Propiedad Intelectual en la Universidad de Sussex y editor en jefe de la revista Journal of World Intellectual Property. Sus principales áreas de investigación son la inteligencia artificial y los derechos de autor, las licencias abiertas, las criptomonedas y los contratos inteligentes. Andrés ha publicado dos libros, el más reciente de los cuales es “Networks, Complexity and Internet Regulation”, y escribe regularmente un blog en Technollama.co.uk. Ha actuado como consultor internacional para la Organización Mundial de la Propiedad Intelectual.

Andrés Izquierdo

Senior Research Analyst – International Intellectual Property at American University Washington College of Law

Antonio Morato

Advogado, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Aurelio Lopez-Tarruella Martinez

Doctor en Derecho, Profesor titular de Derecho internacional privado en la Universidad de Alicante (España), Director de la Cátedra iberoamericana de Cultura Digital y Propiedad Intelectual (OEI – UA). Profesor, entre otros, del Master de Derecho de la Sociedad Digital de la Universidad de Alicante, del Doctorado Europeo EIPIN – Innovation Society; del LL M. in Law of Internet Technologies de la Università Bocconi; y de la Maestría en Derecho de la propiedad intelectual y la competencia de la PUCP (Lima, Perú).

Beatriz Bugallo

Abogada UDELAR, Doctora en Derecho Universidad de Santiago de Compostela, España. Master en Propiedad Intelectual y Nuevas Tecnologías, Univ de Alicante, España. Master Ejecutivo en Inteligencia Artificial, IIA Instituto de Inteligencia Artificial, España. Prof. Titular Grado 5 de Derecho Comercial y Encargada de la materia Propiedad Intelectual, Facultad de Derecho, UDELAR.
Directora del Instituto de Derecho Comercial 2022-2023, Facultad de Derecho, UDELAR. Autora de diversos libros y artículos sobre la materia, Consultora en Derecho Comercial.

Benedetta Ubertazzi

Laurea in giurisprudenza, Università Cattolica, Milano. Laurea in giurisprudenza e LLM, Università di Valladolid, Spagna. Professore aggregato di diritto internazionale, Dipartimento di giurisprudenza, Università di Macerata (dal maggio 2010). Esperto giuridico per il Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale in UNESCO.

Bruno Nunes

Consultor na Ferreira Pinto, representando a parceria com a sociedade de Macau BN Advogados. As suas áreas de prática são o Direito Societário, Propriedade Intelectual e Direito do Jogo. Bruno Nunes ié membro da International Trademark Association (INTA), European Communities Trade Mark Association (ECTA) e da Asian Pacific Patent Attorneys Association (APAA).

Carlos Taran

Emprendedor artístico. Sócio diretor da Music Tour, empresa que cuida do management do Tiago iorc e do Jorge Drexler no Brasil. Também é Diretor Artístico do Qualistage, ex-Metropolitan, uma das principais casas de shows do Rio de Janeiro. Estudou administração de empresas e marketing, e tem MBA em Gestão Cultural e industrias criativas pela FGV Rio. É uruguaio mas mora no Brasil desde 2007. Além do Uruguai viveu e trabalhou também na Argentina e no Japão.

Carolina Panzolini

Consultora da ONU – Organização Mundial da Propriedade Intelectual em Direitos Autorais. Posição: Especialista Internacional e Tutora em Direitos Autorais. Ministério da Cultura – Ministério da Cidadania – Secretaria Especial de Cultura (2011 a 2022). Cargo: Diretora de Direitos Autorais no Ministério da Cultura e Secretaria Especial de Cultura (2016 – 2020) – Coordenadora-Geral e Coordenadora/ Consultoria Jurídica.

Caroline Tauk

Juiza Federal no Rio de Janeiro – vara com especialização em Propriedade Intelectual. Mestre em Direito Publico (UERJ). Doutoranda (USP).

Carys Craig

Academic Director of the Osgoode Professional Development LLM Program in Intellectual Property Law, a founding member of IP Osgoode (Osgoode’s Intellectual Property Law & Technology Program), and recently served as Osgoode’s Associate Dean (Research & Institutional Relations). In 2018, she held a MacCormick Research Fellowship at the University of Edinburgh.

Chad Gerber

International published photographer and filmmaker based in Perth, Western Australia, with a passion for documenting his experiences around the world through projects in tourism, music, lifestyle, branding, wedding, and commercial sectors. ​His work has been featured by organisations including various international tourism boards, Beautiful Destinations, Earth, Canon, Travel & Leisure, Lowepro, Manfrotto, and others.

Christian Hannon

Experienced patent attorney with over a decade of experience at the United States Patent and Trademark Office. Skilled in Computer Science, Government, Legal Writing, Patent Law, and International Relations. Strong professional with a Doctor of Law (J.D.) focused in Intellectual Property Law from George Mason University School of Law.

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Doutora em Informática pela PUCPR. Professora Titular da PUCPR. Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUCPR. Membro Consultivo da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da OAB/PR.

Clarissa Tauk

Juiza de Direito do TJSP em exercício na 3a Vara Especializada de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, doutoranda em Direito Empresarial (Uninove).

Claudio Lins de Vasconcellos

Advogado, doutor pela UERJ, mestre pela Universidade de Notre Dame e bacharel pela UFBA. Professor do mestrado profissional em Economia Política da Cultura da UFRGS e da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio. Membro do Conselho Empresarial de Economia Criativa da FIRJAN. Entre outras posições, foi Secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Assessor Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Justiça e Consultor do Banco Mundial;

Dalton Martins

Professor no curso de Biblioteconomia e atualmente coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan – software livre para a construção social de repositórios digitais – parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Dario Moura Vicente

Licenciatura em Direito (1985) e mestrado (1990) pela Universidade Católica de Lisboa. Doutoramento (2000) e agregação (2009) pela Universidade de Lisboa. Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde lecionou Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações, Direito Comparado, Direito Internacional Privado e Direito da Propriedade Intelectual, domínios em que tem diversa obra publicada. Foi Professor Visitante, entre outras, da Academia da Haia de Direito Internacional, da Universidade René Descartes de Paris, da Universidade Complutense de Madrid, da Università degli Studi di Urbino, da Universidade de São Paulo, da Universidade Agostinho Neto (Luanda), da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) e Universidade de Macau.

Douglas Quintale

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas(2001) e especialização em Perícia e análise de obras de arte pelo Centro Técnico Templo da Arte(2015). Tem experiência na área de Artes.

Eduardo José dos Santos de Ferreira Gomes

Doutor em Cultura e Sociedade no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com período sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba. Especialista em Direitos Intelectuais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Eduardo Pimenta

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1986). Especializado pela Fundação Getulio Vargas RJ (1988).Pós graduação Estacio de Sá – Lato sensu (1999).Foi aluno de mestrado (2007) e doutorado (2011) com concentração em Direitos Autorais da FADISP, onde concluiu os respectivos créditos. Coordenador Supervisor de Estagio do Curso de Direito da UNIP /Campus Alphaville- Professor Adjunto do curso de Direito na UNIP – Alphaville. Agraciado com o Premio: Dr. ERNESTO ARACAMA ZORRAQUIN conferido pela ASOCIACION DE DERECHOS INTELECTUALES, ASDIN – Buenos Aires (2009). Agraciado com a Medalha Prof.Dr. Antonio Chaves, conferida pela Ordem dos Advogados de São Paulo (2009). É jornalista.

Emily Hudson

Joined King’s College London in January 2015, having previously held academic posts at the University of Melbourne, University of Queensland (with whom she maintains an association) and University of Oxford. She holds a BSc (Hons), LLB (Hons), LLM and PhD from the University of Melbourne. Prior to her embarking on an academic career, Emily was a solicitor at Minter Ellison Lawyers. Emily is Director of Undergraduate Studies and Chair of Assessments.

Felipe Radicetti

Organista e compositor atuante no cinema, no teatro e para o cancioneiro popular. É apresentador/produtor do programa de entrevistas sobre direito autoral “Música é Direito”, em sua 32ª. edição no Youtube. Mestre em Música e Educação pela UNI-Rio, (2010), é autor de dois livros publicados pela Editora Intersaberes: “Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais” (2018) e “Trilhas Sonoras: o que escutamos no teatro, cinema e nas mídias audiovisuais” (2020). Em 2020 lançou o EP Lorca, reunindo canções de sua autoria sobre poemas do poeta espanhol Federico García Lorca; além deste título a discografia de Radicetti inclui os álbuns Homens Partidos (2000), SuperLisa (2003 e 2006, ed. no Japão em 2005); Sagrado Profano 2006; Europa (2013); America (2015). Associado a outros três artistas, coordena o selo discográfico independente Zênitha Música (www.zenithamusica.com.br).

Fernanda Mauleia

Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, 2010. Formações em Comércio Internacional pela Câmara Internacional do Comércio e em Direito Aduaneiro de Angola, 2008. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, 2005.

Flavia Tendler

Advogada de Direito Autoral e entretenimento, Pós graduada em propriedade intelectual pelo CCE/PUC RJ e Direito do Entretenimento, Comunicação, Lazer e Cultura pelo CEU-IICS Escola de Direito e com especialização em Copyright e Vídeo Game Law pela universidade de Berkeley, Califórnia. É membra da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da Oab/RJ, da Comissão de Estudos de Direito de Propriedade Imaterial da IASP, da Comissão do Direito da inovação, Propriedade Intelectual e combate à pirataria da OAB/SC e do Women in Music Brasil.

Francisco Humberto Cunha

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1990), Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1999), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutor pela Università degli Studi di Milano – Bicocca (2018). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), instituição na qual lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais. Advogado da União – Categoria Especial. Também é acadêmico da Academia Cearense de Letras Jurídicas e Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult.

Francisco Viegas Neves da Silva

Advogado. Mestre em Direito pela UFSC. Bacharel em Direito pela UCPel. Consultor da DNDi – Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas.

Genevieve Paim Paganella

Mestre em Direito pela UFPR, Juíza de Direito e autora do livro: Blockchain e Governança Empresarial.

Gonzaga Adolfo

Doutor em Direito pela Unisinos (2006); pós-doutorado em Direito pela PUC/RS (2019); advogado, pesquisador, perito e parecerista em Direitos Autorais. Autor de artigos e livros em matéria de Direitos Autorais.

Guilherme Carboni

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP, com Pós-Doutorado na ECA-USP. Foi pesquisador visitante em Sociologia do Direito na Università Degli Studi di Milano, Itália. É professor da pós-graduação em Direito da FGV-SP (FGVLaw) e coordenador do Grupo Propriedade Intelectual, Direitos Humanos e Inclusão (GPIDHI) da Direito FGV SP. É Vice-Presidente da Comissão de Direito do Autor do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual – IBPI e árbitro e mediador credenciado em controvérsias relativas a Direitos Autorais no âmbito do extinto Ministério da Cultura (hoje, Secretaria de Cultura). Diretor fundador do Instituto de Economias Sustentáveis e Direito (IESD) e do podcast Mundo de Pala. Foi consultor da UNESCO em Direitos Autorais e Bibliotecas Digitais.

Guilherme Coutinho

Doutor em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UFSC. Visiting Scholar da American University (Washington/DC) em 2017. Certificado no curso CopyrightX (Harvard Law School). Palestrante com experiência internacional. Advogado, consultor e professor na área de direitos intelectuais e contratos desde 2008. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR). Fundador da Phonolite, empresa especializada em direitos autorais e mercado da música.

Guilherme Valente

Doutor em Direito Comercial (2019) e Bacharel (2013) pela USP. Foi pesquisador visitante na Queen Mary University of London (Reino Unido – 2017) e na SciencesPo (Paris – 2018). Advogado, head de publicidade e mídia no B/Luz Advogados. Conselheiro do CONAR e membro da Comissão de Mídia, Entretenimento e Cultura da OAB/SP. Professor convidado da FGV/RJ, ITS-Rio, ESA OAB/SP e Escola Paulista de Direito.

Guilherme Varella

Advogado, pesquisador e gestor cultural, atuante na área de cultura e políticas culturais desde 2006. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-maio/2016). Ocupou as funções de Chefe de Gabinete e Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de 2013 a 2015, ocupando interinamente o cargo de Secretário Municipal de Cultura, entre janeiro e fevereiro 2015. É autor do livro “Plano Nacional de Cultura – direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014). Foi formado e é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.

Guillermo Palao Moreno

Licenciado y Doctor en Derecho (con premio extraordinario) en la Universitat de Valencia, donde es Catedrático de Derecho Internacional privado, miembro de sus Grupos de Investigación I+D Mediación y Arbitraje (MedArb) y Propiedad Intelectual (GI+dPI), y donde fue vicerrector de Internacionalización y Cooperación.

Gustavo Martins de Almeida

advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento.

Helder Galvão

Advogado. Professor na Graduação e Pós-Graduação da Escola de Direito da FGV Rio desde 2016, além de Colunista da Revista MIT TechReview Brasil. Doutorando pelo Instituto de Economia da UFRJ e Universidade de Lisboa, com bolsa no Programa Doutorado Sanduiche do Capes/CNPq. Cofundou o N8, plataforma dedicada às startups e desde 2018 é o Vice-Presidente da Comissão de Startups da OAB Rio.

Heloísa Gomes Medeiros

Mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011 e 2017), graduação em Direito pela Faculdade São Luís (2007). Atualmente é professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) – ponto focal UFMA. É pesquisadora do Grupo de Estudo em Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR). Vice-presidente do Instituto Observatório do Direito Autoral. Advogada. Assessora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Inês Virgínia Prado Soares

Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 3.a Região. É Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade de São Paulo. É autora de livros e coordenadora de coletâneas jurídicas, dentre os quais destaca: “Direito ao (do) Patrimônio Cultural brasileiro” (Editora Fórum, 2009).

Isabella Neumann Esquenazi

Coordenadora Jurídica de entretenimento do grupo Conspiração Filmes especializada em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Direito do Entretenimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Palestrante convidada nos cursos de graduação e pós em Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Javier Freire Núñez

Abogado por la Universidad Central del Ecuador, Magíster en Propiedad Intelectual por FLACSO, Argentina y por UDLA, Ecuador. Candidato al Doctorado en Derecho por UBA. Director Ejecutivo Subrogante y Director Nacional de Propiedad Industrial en el Instituto Ecuatoriano de la Propiedad Intelectual (IEPI) hoy Servicio Nacional de Derechos Intelectuales (SENADI). Intendente de Investigación de Prácticas Desleales y Asesor de Despacho del Superintendente en la autoridad de competencia de Ecuador, Superintendencia de Control del Poder de Mercado (SCPM). Actualmente trabaja en el Proyecto SIPLA Samart IP, una iniciativa del Max Planck Institute for Innovation and Competition.

Jean Salles

Atualmente Gerente de Produtos de TI na Celepar, 20 anos como analista de sistemas na Celepar. Graduado e pós-graduado em Informática pela UFPR. 15 anos de magistério superior. Palestrante em diversos eventos de tecnologia.

Jess Reia

Assistant Professor of Data Science na Universidade da Virginia nos Estados Unidos. Também atua como membro do Conselho da Noite na cidade de Montreal e AI Fellow da NewCities Foundation. Foi Mellon Fellow e Pesquisadore do Centro de Estudos Interdisciplinares de Montreal na McGill University entre 2019-2021. No Brasil, trabalhou como Professore e Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio de 2011 a 2019.

João Paulo Fernandes Remédio Marques

Possui graduação em Direito pela Universidade de Coimbra (1988), mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Universidade de Coimbra (1992) e doutorado em Ciências Jurídico-Empresariais / Prop. Intelectual pela Universidade de Coimbra (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, patentes, medicamentos, alimentos, biotecnologia e família e menores. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Professor visitante das Faculdades de Direito da Universidade de Macau (China) e Agostinho Neto, em Luanda (Angola).

José Augusto Fontoura Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1998) e aperfeicoamento em UN and Globalization pela Central Europe University (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

José de Araujo Novaes Neto

Advogado, músico e compositor. No período compreendido entre 2009 e 2019, presidiu as seguintes comissões da OAB/SP : “Propriedade Imaterial” ; “Direito do entretenimento”; “Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento” e “Propriedade Intelectual”. Diretor da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) e da ABDA (Associação Brasileira de Direito Autoral). Membro do Board do Ciam (International Council of Authors and Composers of Music). Presidente da Alcam (Alianza Latino-Americana de Autores).

José Juan Castelló Pastor

Doctor de Derecho internacional privado na Universitat de València. Es licenciado en Derecho (2000), Máster en Derecho (LLM) pelo Queen Mary College de la Universidad de Londres (2001), Doctor en Derecho por la Facultad de Derecho de la Universidad de Valencia (2015), Premio Extraordinario de Doctorado (2016 / 2017) y becario pós-doutorado Juan de la Cierva-MINECO (2016).

José Roberto de Castro Neves

Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Professor de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Advogado.

Juliana Montenegro

Doutora em Gestão Urbana pela PUC-PR. Mestre em Direito e Sustentabilidade pela PUC-PR. Especialista em Direito e Negociação Internacional pela UFSC. Bacharel em Direito pela PUCPR, Bacharel em Administração e Comércio Exterior pela UFPR. Professora da PUCPR e Unicuritiba. Membro do Comissão de Direito Internacional e do Pacto Global da OAB-PR. Pesquisadora do CNPQ e advogada.

Luã Fergus

Pesquisador na equipe de telecomunicações e direitos digitais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, também é mestrando em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Antes de chegar ao Idec, trabalhou como pesquisador assistente do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO (CTS/FGV).

Luca Schirru

Advogado atuante em direito da propriedade intelectual desde 2010, professor assistente na Universidade Positivo, professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-RJ, Coordenador do Grupo de Estudos em IA e Direito da Universidade Positivo, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas (NUREP) e do INCT Rede Proprietas, pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Doutor e Mestre em Políticas Públicas (área de concentração de Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento) no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED-IE). Autor do livro “Direito Autoral e Games: A Engenharia Reversa de Programas de Computador e o seu Potencial como Fonte de Inovação”.

Luís Alexandre Carta Winter

Graduação em Direito pela UFPR, Especialização em Filosofia da Educação pela PUC-PR, Mestrado em Integração Latino – Americana pela UFSM e Doutorado em Integração da América Latina pelo USP/PROLAM. Atualmente é professor titular da PUC-PR. Advogado militante deste 1984 e consultor jurídico. Coordenador do NEADI (www.neadi.com.br). Membro de Centro de Letras do Paraná e do Instituto de Advogados do Paraná.

Luis José Cordeiro

Engenheiro, economista, futurista e transumanista que trabalhou em diversas áreas incluindo desenvolvimento econômico, relações internacionais — na América Latina e na União Europeia — política monetária, comparação de Constituições, tendências na área de energia, criogenia e longevidade. Os livros dos quais foi autor incluem “The Great Taboo”, “Constitutions Around the World: A Comparative View from Latin America”, “El Desafío Latinoamericano” e “A morte da morte”

Luiz Gonzaga Silva Adolfo

Doutor em Direito pela Unisinos (2006); pós-doutorado em Direito pela PUC/RS (2019); advogado, pesquisador, perito e parecerista em Direitos Autorais. Autor de artigos e livros em matéria de Direitos Autorais.

Lukas Ruthes Gonçalves

Estuda a área do Direito da Propriedade Intelectual desde o início de seu bacharelado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Lukas fez um intercâmbio de seis meses na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde teve a oportunidade de estudar com o Professor José de Oliveira Ascensão. Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando pela UFPR. É também membro do GEDAI/UFPR e do Law Clerk no Computer & Communications Industry Association.

Manuel David Masseno

Professor adjunto de Direito do I. Politécnico de Beja, em Portugal, onde também é Encarregado da Proteção de Dados e integra as Coordenações do Laboratório UbiNET – Segurança Informática e Cibercrime e do MESI – Mestrado em Engenharia de Segurança Informática. Entre outros, pertence ao Conselho Editorial da Revista Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade (RRDDIS).

Márcia Carla Pereira Ribeiro

Doutora em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Mestre em Direito Privado pela UFPR. Professora Titular de Direito Societário da PUCPR. Pos-doutorado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pós-doutorado pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-doutorado pela Universidade Paris 1 Panthéon/Sornonne. Professora Associada de Direito Empresarial na UFPR. Pesquisadora Convidada na Universidade de Montréal (2007). Advogada. Diretora de Regulação Econômica da AGEPAR – Agência Reguladora do Paraná.

Márcia Maria Nunes de Barros

Juíza Federal Titular da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria previdenciária e propriedade intelectual. Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, com ênfase em Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ, em parceria com FIOCRUZ). Coordenadora da Comissão de Direito da Propriedade Intelectual da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região – EMARF. Membro do Conselho Técnico de Aperfeiçoamento e de Pesquisa, Editoração e Intercâmbio (CTAP) do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Marcos Wachowicz

Professor de Direito do Curso de Graduação da Universidade Federal do Paraná UFPR e docente do Programa de Pós-Graduação PPGD/UFPR. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa – Portugal. Professor da Cátedra de Propriedade Intelectual no Instituto for Information Telecmunication and Midia Law ITM da Universidade de Munster Alemanha (2019). Docente do Curso de Políticas Públicas e Propriedade Intelectual do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual na modalidade a distância na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais FLACSO/ARGENTINA (2018- atual). Professor Visitante da Universidade de Valência Espanha (2014-2015). Atual coordenador líder do Grupo de Estudos de Direito Autoral GEDAI/UFPR, vinculado ao CNPq. Coordenador da Rede Ibero Americana de Propriedade Intelectual RIADI.

Maria Miguel Carvalho

Doutora em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho (2009). Professora Associada na Escola de Direito da U-Minho, membro do Conselho Científico e do Conselho da Escola de Direito da mesma Universidade, da Comissão Diretiva do Mestrado em Direito dos Contratos e da Empresa, da Direção da Associação Portuguesa de Direito Intelectual e subdiretora da Revista de Direito Intelectual.

María Sol Terlizzi

Profesora en Filosofía (UBA) y Magister en Propiedad intelectual (FLACSO). Coordinadora académica de la Maestría en Propiedad Intelectual de la FLACSO Argentina. Docente e investigadora del programa de Derecho y Bienes Públicos y del Programa Bioética (FLACSO Argentina), de la Universidad Nacional de la Matanza y de la Universidad Nacional de Lanús. Miembro de la Unidad de Activos Intangibles y Propiedad Intelectual (UAIyPI) de la Agencia Nacional de Promoción de la Investigación, el Desarrollo Tecnológico y la Innovación.

Maria Victória Rocha

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Porto. Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, e Doutora em Propriedade Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela. Professora da Escola de Direito da Universidade Católica, Porto. Pesquisadora do Centro de Estudos em Investigação em Direito (CEID)/Católica Research Centre for the Future of Law, e pesquisadora Sénior do GEDAI/UFPR.

Mario Pragmacio

Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (PPCULT) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/IPHAN).

Martin Moscoso

Advogado formado pela Pontificia Universidad Católica del Perú; Mestre em Direito (LLM) pelo Queen Mary e Westfield College – University of London. Especialista e consultor internacional em direitos de propriedade intelectual. Mais de quinze anos de experiência na Administração Pública. Ex-presidente da Comissão de Direitos Autorais. Ex-presidente do Comitê Permanente de Direitos Autorais e Direitos Relacionados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Messias Bandeira

Professor Associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC / Universidade Federal da Bahia), onde foi Diretor no período de 2013-2021, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Possui Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pesquisa realizada no Laboratório de Inteligência Coletiva da Universidade de Ottawa. Foi pesquisador visitante da New York University (Department of Media, Culture, and Communication). É músico e produtor cultural, e lida com temas relacionados a Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital, Comunicação e Hipermídia, Música e Tecnologia, Commons e Cultura do Acesso Aberto. É organizador do Digitalia – Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital e coordena a Rede de Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital.

Michele Hastreiter

Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, pela Universidade Federal do Paraná. É advogada, com atuação especializada em Direito Internacional, Contratual e Imigração. Possui dez anos de experiência no magistério superior, como professora de Direito Internacional Público e Privado na graduação em Direito e Relações Internacionais e em cursos de especialização, preparatórios para concursos e Exame da Ordem. Pesquisadora na área do Direito Internacional, possui dezenas de artigos publicados em coletâneas e periódicos nacionais e estrangeiros. É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e, atualmente, cursa o Doutorado em Direito na Universidade Federal do Paraná.

Nei Vargas

Mestre e Doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte no PPGAV/UFRGS, graduado em História pela PUC/RS. Desenvolve pesquisas sobre o desenvolvimento do sistema da arte em meio a processos macroestruturais, focando na atuação de agentes e instituições que surgidos a partir das décadas de 1980 e 1990 no Brasil.

Patrícia Serra

Professora titular de Direito Civil e integrante do grupo de pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ). Membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) e Presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Pedro De Perdigão Lana

Doutorando em Direito na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra. Bacharel em Direito pela UFPR. Técnico em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Internet Society – Diretor de Projetos do Capítulo Brasileiro da ISOC. Embaixador Jovem da Internet Society para o Fórum de Governança da Internet 2019, em Berlim. Pesquisador do GEDAI – Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial, vinculado à PPGD/UFPR. Secretário do Instituto Observatório do Direito Autoral. Coordenador de Projetos e Documentação no Creative Commons Brasil.

Pedro Marcos Nunes Barbosa

Sócio de Denis Borges Barbosa. Vascaíno. Músico Amador. Professor da PUC-Rio. É Doutor em Direito Comercial pela USP. Mestre em Direito Civil pela UERJ. Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-RIO. Membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ, da Comissão de Direitos Autorais e Propriedade Industrial do IAB. Perito Judicial de Propriedade Intelectual.

Raul Siqueira

Especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), coordenador da Comissão Nacional de Governança nos Estados da Rede de Governança Brasil-RGB, e membro da International Compliance Association (ICA), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), da Rede de Controle da Gestão Pública, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e do Conselho Editorial da Revista de Governança Corporativa (RGC).

Renata Carvalho Kobus

Advogada. Doutoranda pela UFPR, com estágio de pesquisa na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Pesquisadora integrante do Núcleo de Investigações Constitucionais – NINC da UFPR.

Ricardo Marcelo Fonseca

Reitor eleito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para mandato 2016-2020 e reeleito para o mandato 2020/2024. Professor Titular de História do Direito do Departamento de Direito Privado da UFPR. Graduado em Direito e em História, especialista, mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália, sob a supervisão de Paolo Grossi. Presidente do Instituto Latino-Americano de História do Direito (ILAHD). Vice-presidente acadêmico do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD).

Rodrigo Moraes

Procurador do Município do Salvador. Professor de Direito Civil, Direito Autoral e Propriedade Industrial da Faculdade de Direito da UFBA. Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA. Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-BA (triênios 2019-2021 e 2022-2024). Diretor e sócio da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Sócio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI). Sócio do Instituto Interamericano de Direito de Autor (IIDA). Membro da Comissão de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB (2019-2021).

Rodrigo Otavio Cruz e Silva

Doutor em Direito pela UFPR. Mestre e bacharel em Direito pela UFSC. Foi docente do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor universitário. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial da UFPR (GEDAI/PPGD-UFPR). Advogado.

Rodrigo Vieira Costa

Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Investigador Visitante com Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra (2020-2021). Docente Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGD/UFERSA). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador-Líder do DiGiCULT/UFERSA – Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCULT. Membro do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (GEPDC/UNIFOR). Membro do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR).

Ryan Abbott

Professor of Law and Health Sciences at the University of Surrey School of Law, Adjunct Assistant Professor of Medicine at the David Geffen School of Medicine at UCLA, partner at Brown, Neri, Smith & Khan, LLP, and a mediator and arbitrator with JAMS, Inc. Author of “The Reasonable Robot: Artificial Intelligence and the Law” published in 2020 by Cambridge University Press. Managing Intellectual Property magazine named him as one of the fifty most influential people in intellectual property in 2019 and again in 2021.

Salomão Viajem

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na especialidade de Ciências-Jurídico-Empresariais (Propriedade Industrial-Marcas). Pós-Graduado e Mestrado pelo ISPU/IBB-Instituto Bissaya. Barreto-Coimbra e À Politécnica respectivamente. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. Advogado e Agente da Propriedade Industrial. Professor Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane.

Sandra Soster

Gestora GLAM & Cultura do Wiki Movimento Brasil (WMB). Doutora em Arquitetura e Urbanismo, atua nas áreas de patrimônio cultural, cultura digital, plataformas colaborativas e participação cidadã. É membro do ICOMOS/Brasil, dos projetos iPatrimônio e RWYC, e dos grupos LabAm e REPEP.

Santiago Schuster Vergara

Es un abogado ampliamente reconocido en el ámbito profesional y universitario, tanto en Chile como a nivel internacional, en especial en América Latina, como abogado consultor y en la defensa judicial de derechos intelectuales en los más diversos ámbitos de la propiedad intelectual, en el sector creativo, innovador y tecnológico. Ha representado a creadores y emprendedores en las más diversas áreas, incluidas negociaciones, contratos, defensas judiciales, estrategias de protección, en todos los géneros de creación y en toda clase de emprendimientos, incluido el diseño, las artes visuales y audiovisuales, software, bases de datos, invenciones, proyectos tecnológicos. Doctor en Derecho por la Universidad de Chile, es profesor asociado de la Facultad de Derecho de esa Universidad, donde dirige investigaciones y ejerce la docencia. Asimismo, es miembro de la Comisión Central de Propiedad Industrial de la misma Universidad, organismo responsable de la protección de nuevas tecnologías desarrolladas por los investigadores universitarios. Asimismo Coordinador del proyecto IP Smart for Latin America, del Instituto Max Planck para la Innovación y Competencia de München.

Sergio Branco

Cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV Rio. Graduado em Direito UERJ. Sócio de Rennó Penteado Sampaio Advogados.

Sérgio Staut Jr.

Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Associado de Teoria do Direito nos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre (2002) e Doutor (2009) pelo Programa da Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália (entre 2014 e 2015). Integrante do Núcleo de Pesquisas de História, Direito e Subjetividade do PPGD/UFPR. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI. Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito – IBHD.

Silmara Juny de Abreu Chinellato

Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual do IASP.

Simona Levi Xnet

Directora de teatro, dramaturga, activista, estratega tecnopolítica, promotora cultural y docente nacida en Italia, nacionalizada española y afincada en Barcelona desde 1990. Es activista destacada de los movimientos sociales europeos en el ámbito de la libertad de expresión y de información, los derechos digitales, la libre circulación de la cultura y el conocimiento, el uso estratégico de las herramientas digitales para la acción colectiva, la rendición de cuentas de las instituciones, la protección de los alertadores y la lucha contra la corrupción y la desinformación. Es impulsora de las plataformas ciudadanas Xnet, FCForum, 15MpaRato y del Grupo Ciudadano contra la Corrupción, tanto catalán como estatal.

Thomas Hoeren

Head of the Institute for Information, Telecommunications and Media Law (ITM)/University of Münster (Germany). Law Professor specialised in trademark and domain law. Judge at the Court of Appeal of Düsseldorf (Trademark Senate). Legal adviser of the European Commission in ecommerce, internet and IT law

Thor Ferraz Moura

Thor Moura é bacharel em Música Popular e pós-graduado em Canção Popular: criação, produção e performance pela Faculdade Santa Marcelina. Realizou diversos cursos de música e negócios como Music Industry Essentials da NYU, Empreendedorismo e Inovação Cultural do Sebrae, Música e Negócios do Instituto Gênesis PUC-Rio, entre outros. Além disso, também participou do BNDES Garagem, o maior programa de aceleração de startups da América Latina liderado pelo BNDES, Wayra e Liga Ventures.

Valentina Delich

Profesora e investigadora en la FLACSO-Argentina. Abogada, MA en Relaciones Internacionales y Doctora en Derecho Internacional, sus áreas de expertise son las relaciones económicas internacionales, la propiedad intelectual, el comercio internacional y el desarrollo en América Latina. Expositora frecuente en seminarios y conferencias nacionales e internacionales es también consultora de gobiernos y organizaciones internacionales.

Vanisa Santiago

Advogada, formada pela PUC/RJ. Prestou serviços a sociedades brasileiras arrecadadoras de direitos autorais durante 29 anos e à sociedade espanhola SGAE por 12 anos. Nesse período, colaborou para a fundação de Musimagem Brasil, que teve por inspiração a homônima espanhola. Foi membro da Comissão Jurídica e do Conselho de Administração da CISAC.

Victor Gameiro Drummond

Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) (2016). Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2014). Mestre em Direito (Ciências Jurídicas) pela Universidade de Lisboa (FDUL) (2004). Graduado em Direito pela USU (1996). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (BA), professor visitante da Universidade de Lisboa, professor visitante da Universidade de Santiago de Compostela, professor colaborador da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e professor visitante da Universidad Complutense de Madrid. Coordenador do Cultura, Arte, Direito, Informação e Sociedade (CADIS). Pesquisador visitante da University of London (Queen Mary).

Walter Godoy

Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2018). Ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em agosto de 2008. Professor do Curso de pós-graduação em Direito da Universidade Nove de Julho. Professor dos cursos de pós-graduação da Escola Paulista da Magistratura e da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Coordenador do Núcleo de Estudo em Atualização Jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal da Escola Paulista da Magistratura. Atualmente exerce as funções de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e de Juiz de Direito Titular da 11ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo (TJSP).

William Xavier

Chief Operating Officer (COO) da Leghatum, startup criadora de metaverso para guardar memórias e torná-las acessíveis no futuro.

Wilson Roberto

Mestre e Especialista em Ciências Jurídico-internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. Advogado, palestrante e professor. Administrador de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Foi aluno visitante na Hochschule Bremen do curso International Studies of Global Management – ISGM. Foi pesquisador junto ao Max-Planck – Institut für ausländisches und internationales Privatrecht em Hamburgo, Alemanha. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Direito da Informática – IBDI.

Yogesh Pai

Scholar at C-IP2 and an Assistant Professor at National Law University Delhi (NLUD). He is the Co-Director of Centre for Innovation, Intellectual Property and Competition (CIIPC) at National Law University Delhi. He is also in-charge of the IPR Chair at NLU Delhi established by the Department for Promotion of Industry and Internal Trade (DPIIT), Ministry of Commerce and Industry, Government of India.

Yussef Daibert Salomão de Campos

Professor Adjunto da Faculdade de História e permanente dos Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-graduação ProfHistória – Universidade Federal de Goiás; e colaborador do Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP-UEG). Doutor em História (Universidade Federal de Juiz de Fora); Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas-RS. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Granbery e PERMEAR, Juiz de Fora-MG). Pesquisa o patrimônio cultural a partir da relação entre História, Memória e Identidade, e de suas nuances jurídicas. Durante o mestrado participou, como bolsista CAPES, do projeto Perspectivas Teóricas sobre el Patrimonio Material e Inmaterial en Sudamerica (Brasil y Argentina), do Programa de Cooperación Internacional Asociado para el Fortalecimiento de la Posgrado, Brasil / Argentina (CAFP/BA), que resultou da cooperação acadêmica entre os programas de pós-graduação em Economia Política de la Cultura, Estudios sobre Producciones Culturales y Patrimonio de la Facultad de Filosofia y Letras (ICA/FFyL), de la Universidad de Buenos Aires (UBA), e em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas/Brasil. É membro do ICOMOS-Brasil (International Council of Monuments and Sites). Colaborou, como co-organizador e autor, nas edições 35 e 36 da Revista do Patrimônio, em comemoração aos 80 anos do IPHAN. É membro do ICOMOS e do IBDCult e líder do grupo de pesquisa CNPq LUPA – Lugares e Patrimônios. (CV: http://lattes.cnpq.br/7307745252496902)