Alexandre Libório Dias Pereira

Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde março de 2020. Concluiu o Doutoramento em Doutoramento em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) em 2008 pela Universidade de Coimbra, onde fez também o Mestrado em Mestrado em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) em 1999 e a Licenciatura em Direito (Ciências Jurídico-Forenses) em 1994. Mais de 25 anos em investigação, ensino e transferência de conhecimento na Universidade de Coimbra e em outras instituições. Professor Associado da Faculdade de Direito de Coimbra de Direito Comercial, Propriedade Intelectual.

Allan Rocha

Professor e Pesquisador da UFRRJ, UFRJ/PPED e PUC-RJ, Doutor em Direito pela UERJ e pós-doutor pela Universidade de Oxford com pesquisas voltadas para os direitos autorais e culturais. Diretor científico do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais.

Amalia Toledo

melia Amorim Toledo frequentou o ateliê de Anita Malfatti (1889 – 1964) em São Paulo no fim dos anos 1930. Entre 1943 e 1947 estudou com Yoshiya Takaoka (1909 – 1978) e, em 1948, com Waldemar da Costa (1904 – 1982). Nesse mesmo ano, trabalha com desenho de projetos no escritório do arquiteto Vilanova Artigas (1915 – 1985). Em 1958, freqüenta a London County Council Central School of Arts and Crafts, em Londres. De volta ao Brasil, em 1960, estuda gravura em metal com João Luís Oliveira Chaves (1924), no Estúdio/Gravura. Obtém, em 1964, o título de mestre pela Universidade de Brasília – UnB. Desde a metade dos anos 1960, leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e na Faculdade Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo, e na Escola de Desenho Industrial – Esdi, no Rio de Janeiro. A artista dedica-se também à pintura a óleo e aquarela e ao design de jóias. Realiza obras para espaços públicos, como o projeto cromático, 1996/1998, para a estação Arcoverde do metrô do Rio de Janeiro. Em 1999, é realizada exposição retrospectiva de sua obra na Galeria do Sesi, em São Paulo, e, em 2004, é publicado o livro Amélia Toledo: As Naturezas do Artifício, de Agnaldo Farias.

Antonio Morato

Advogado, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

André Peixoto

Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direito do Estado pela UFPR. Doutor em Filosofia, História e Educação pela UNICAMP (2011). Especialista em Direito Tributário pelo IBEJ (1999). Bacharel em Direito pela UTP (1998). Licenciado e Bacharel em História pela UFPR (1998). Professor pesquisador do Mestrado em Direito da UNINTER. Professor de Economia Política e Psicologia Jurídica nas Faculdades de Direito da UFPR, UNINTER e UTP. Professor de Filosofia e História do Direito na Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Líder do Grupo de Pesquisa “Direito, História e Poder Judiciário” e pesquisador da Linha “Teoria e História da Jurisdição” do PPGD-UNINTER. Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PR.

Adriana Korã Carajá

Nascida em Jequié, no Sertão baiano, ela possui formação em enfermagem e mestrado pelo Programa de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência (Faculdade de Medicina/UFMG).

Angela Kretschmann

Pós-doutora pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha (ITM, 2012). Pós-doutora pela PUCRS (2022). Licenciada em Física. Professora Visitante Mest./Doutorado UFPR, Direitos Intelectuais e Soc. Informacional (2020 até o momento). Professora Honorária Visitante da Universidade de Münster, para o ano de 2018.

Bruno Nunes

Doctora en Derecho por la Universidad de Santiago de Compostela (España) y magíster en Propiedad Intelectual y Nuevas Tecnologías por la Universidad de Alicante (España). Asimismo, realizó un postgrado para profesores de Derechos de Autor en la Universidad de Los Andes (Venezuela).

En lo profesional se desempeña como consultora, socia cofundadora y codirectora de CREANEXUS (Dinveco SA). Además, imparte el curso de Derecho Comercial en la Universidad de Montevideo.

Beatriz Cunha

efensora Pública, encarregada de Proteção de Dados na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Camila Maria de Moura Vilela

Mestranda em Direito Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2017 – presente), pós-graduada em Direito Público pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES/UNITA (2015) e graduada em Direito pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES/UNITA (2013). Exerce a sua atividade como advogada nas áreas da propriedade intelectual, telecomunicação, mídia e tecnologia da informação (TMT), proteção de dados e privacidade, intervindo ativamente no setor da inovação e do empreendedorismo.

Carolina Panzolini

Possui Graduação em Direito pelo UniCEUB (1998) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade de Brasília (2018). Especialista em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (ONU) e Universidade George Mason realizado em Arlington ? Virgínia/EUA (2018). Especialista em Direito Autoral pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e pela Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha (SGAE): Curso avançado sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos organizada pela, realizado em Madri na Espanha (2016). Especialista em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI): Curso Avançado de Direito Autoral e Direitos Conexos na Economia Global, realizado em Estocolmo ? Suécia (2012). Especialista em Direito Autoral pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Especialista em Política Regulatória pela Universidade de George Washington, School of Business, em Washington- EUA (2011). Especialista em Negociação Internacional (Organização Mundial de Propriedade Intelectual e acordos bilaterais). Possui Pós Graduação pela Escola Superior da Magistratura do DF em 1999 (Reciclagem das Carreiras Jurídicas), Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pelo IDP ? Instituto de Direito Pública em Brasília (2004); e Pós Graduação em Direito Processual Civil pela Universidade do Centro de Ensino Unificado de Brasília (2001/2002). Correspondente voluntária da Organização das Nações Unidas ? ONU, no Brasil, na área cultural (Musica Brasilis). Voluntária na Sociedade de Direito Autoral de Nova York. Membro da Comissão de Propriedade Intelectual (Direito Autoral) da Ordem dos Advogados do Brasil/DF. Colunista em Propriedade Intelectual, nas seguintes mídias: a) Rádio RBG (Rádio de Londres); b) Gazeta News (Jornal da Flórida-EUA); c) The Brasilians (Nova York) d) Migalhas (site jurídico brasileiro) Atualmente é Diretora de Política Regulatória no Departamento de Direitos Intelectuais ? Secretaria da Economia da Cultura com ênfase em: Propriedade Intelectual (Direito Autoral), Direitos Culturais, Economia da Cultura (Criativa), Gestão Pública, Processo Regulatório, Direito Constitucional, Administrativo e Civil. Ampla atuação em tratados internacionais, articulação com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, análise de legislações internacionais e nacionais, acompanhamento e participação de discussões em órgãos federais brasileiros. Fluência em inglês, em nível avançado. Nível intermediário em espanhol, italiano e francês. Domínio em informática, para as atividades fins.

Caroline Tauk

Juiza Federal no Rio de Janeiro – vara com especialização em Propriedade Intelectual. Mestre em Direito Publico (UERJ). Doutoranda (USP).

Claudio Lins de Vasconcellos

Advogado, doutor pela UERJ, mestre pela Universidade de Notre Dame e bacharel pela UFBA. Professor do mestrado profissional em Economia Política da Cultura da UFRGS e da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio. Membro do Conselho Empresarial de Economia Criativa da FIRJAN. Entre outras posições, foi Secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Assessor Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Justiça e Consultor do Banco Mundial;

Cláudia Chamas

Claudia Chamas é pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde. Desde 2007, é professora do quadro permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Nesse Programa,leciona a disciplina “Propriedade Intelectual em Saúde”. Assessorou o Ministério da Saúde em questões de propriedade intelectual e acesso (2009-2011). Foi eleita vice-presidente do “Consultative Expert Working Group on Research and Development: Financing and Coordination” da Organização Mundial de Saúde (2011-2012). Possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ (1990) e é doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ (2001). Efetuou trabalho de pesquisa (2000) e pós-doutorado (2002) no Max-Planck-Institut für Geistiges Eigentum, Wettbewerbs- und Steuerrecht. Realiza atividades de pesquisa, ensino (pós-graduação stricto sensu) e assessoria técnica em propriedade intelectual, com ênfase para os seguintes campos: inovação, saúde pública e propriedade intelectual; padrões de apropriação em fármacos e biotecnologia; e aspectos internacionais da propriedade intelectual.

Cláudia Leitão

Cláudia Leitão é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1981) e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1982). É mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo – USP (1988) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes, Paris V (1993). Na Universidade de Fortaleza foi professora do Curso de Direito (1984-1989); na Universidade Estadual do Ceará foi professora do Curso de Ciências Sociais (1995) e do Curso de Administração (1996-2015), onde coordenou o Mestrado Acadêmico em Administração (1996-2000), criou e coordenou a Especialização em Gestão de Produtos e Serviços Culturais (2000) e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos (1999-2003). Foi professora do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (2014-2019), do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (2014- 2019). Foi coordenadora do Curso de Direito da Unichristus (2007-2010). Foi pesquisadora 2B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2000-2002) tendo sido sua consultora ad hoc (2000-2002). Foi Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -SENAC, no Ceará (2001-2002) e Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006). O Programa “Cultura em Movimento: Secult Itinerante”, criado em sua gestão, rendeu-lhe o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura – MinC, na categoria Gestão Pública (2006). Foi responsável pela criação da Secretaria Nacional da Economia Criativa – SEC, tendo sido sua primeira gestora (2011-2013); É Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, onde participa do Grupo Unificado de Pesquisa sobre Economia Criativa, Cultura e Sociedade. É membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais – REDEPCULT, e do Conselho Editorial da publicação virtual Politicas Culturais em Revista / Universidade Federal da Bahia-UFBA. Possui vários livros e artigos científicos publicados, com destaque para as temáticas da Economia Criativa, Cultura e Turismo. Dirigiu o Observatório da Governança Municipal e Políticas Públicas de Fortaleza, no Instituto de Planejamento de Fortaleza – IPLANFOR (2017-2020) e foi presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE (2019-2020). É membro do Conselho Consultivo da empresa Territórios Criativos (2020), organização voltada à consultoria, formação, inovação e apoio à gestão, em Lisboa, Portugal. É consultora associada do Instituto Alvorada Brasil; é consultora ad hoc em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio – OMC e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD((2013 a 2016) É consultora em Economia Criativa para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, para governos federal, estaduais e municipais, empresas privadas e outras organizações. É sócia do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e associada da Tempo de Hermes Projetos Criativos.

Cláudia Lopes Tolentino

Doutora em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia da Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial/INPI (2020); Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007); Especialista em Marketing pela Universidade Candido Mendes/UCAM (2000); Bacharel pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Gravura (1988) e Desenho Industrial/Projeto de Produto (2005). Atua como Tecnologista em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial/INPI desde 2002, com experiência em Marca e Desenho Industrial. Atuou como Gravadora Burilista (técnica de segurança aplicável em papéis de valor) na Casa da Moeda do Brasil/CMB entre 1988 e 2002. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em projeto de produto, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade industrial, artes gráficas, arte e gravura.

Clayton Maranhão

Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Milão, Itália. Também é professor adjunto concursado na Faculdade de Direito da UFPR.

Dânton Zanetti

Advogado. Bacharel em Direito pela FAE Centro Universitário. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisador do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da CAPES. Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Direito Digital da PUCPR. Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Direito 4.0: Direito Digital, Proteção de Dados Pessoais e Cibersegurança da PUCPR. Professor do curso de Graduação em Direito da FAE Law Experience. Professor convidado da Pós-Graduação em Direito Empresarial do Unicuritiba. Membro da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais da OAB-PR.

Daniel França Oliveira

Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa e cooperação internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, relações internacionais entre municípios, cooperação internacional, negociações de acordos internacionais e propriedade intelectual.

Debora Lacs Sichel

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ/UCAN (2015). Possui graduação em Bacharel em Ciencias Juridicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal no Estado do Rio de Janeiro, ministrando as disciplinas de direito empresarial. Professora pesquisadora convidada Universidade Candido Mendes UCAM/Ipanema. É tambem coordenadora da disciplina de Legislacao Comercial no Curso de Administracao da UFRRJ na modalidade EaD do CEDERJ.

Dihego Antônio Santana de Oliveira

Mestrando em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Direito Tributário. Pós-Graduando em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior pela UCB. Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval. Aperfeiçoado em Aviação para Oficiais – CAAVO – pela Marinha do Brasil. Ex-Oficial Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil. Atualmente exerce o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Francisco Viegas Neves da Silva

Dr. Diogo Bianchi Fazolo, advogado aduaneiro desde o ano de 2008, registrou a D. B. Fazolo – sociedade advocatícia perante a Ordem dos Advogados do Paraná sob o n. 10.103.

Mestre em Direito (Universidade Católica de Brasília). Especialista (lato sensu) em Direito Aduaneiro (Unicuritiba – 2016). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), campus de Foz do Iguaçu. Membro da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/PR. Professor de Direito Aduaneiro.

 

Eduardo Oliveira Agustinho

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica da Paraná (2000), Mestrado em Integração Latino – Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Direito Econômico e Socioambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2011). Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne (2010) e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI (2011). Atualmente é Diretor do Instituto iPUCPR – Cidades Inteligentes. Professor Titular de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito, Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito Econômico e Socioambiental da PUCPR e Coordenador do curso de especialização (lato sensu) em Falência e Recuperação de Empresas, na PUCPR. Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico.

Ely Caetano Xavier Junior

Professor de Direito Internacional no Departamento de Ciências Jurídicas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2018), tendo realizado estágio pós-doutoral com bolsa do CNPq na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018-2020). Mestre em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Direito pela Universidade de Londres (2014). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Doutorando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Genebra. Membro da International Law Association, do Royal Institute of International Affairs e da Society of International Economic Law. Advogado.

Eugenia Bertizzolo

Abogada (UADE). Profesora Universitaria (UMSA). Lic. en Organización y Gestión Educativa (AUSTRAL). Magister en Propiedad Intelectual (FLACSO). Actualmente cursando el Doctorado en Cs. Jurídicas (UCA) y la Maestría en Administración de la Educación (UTDT).
Tiene más de 15 años de experiencia en Gestión académica y actualmente se desempeña como Secretaria Académica de la carrera de Abogacía en UAI. Asesora a emprendedores en materia en Propiedad Intelectual. Es profesora de grado y posgrado en áreas de su especialidad; en diversas universidades, entre ellas UAI, UBA, UNGS y UTDT.

Fernanda Galera Soler

Doutoranda e Mestre em Direito Comercial, com foco em Propriedade Intelectual, pela Universidade São Paulo. Visitante acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade de Oxford. Especialista em Propriedade Intelectual pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. Cursando Master in Business Innovation (MBI) na Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada recomendada para o segmento de “Startups & Inovação – Escritórios de Advocacia”, Leaders League. Advogada, professora e pesquisadora, com atuação na área de Propriedade Intelectual, Direito Digital, Entretenimento, Proteção de Dados, Mídia e Inovação.

Fernanda Kaingáng

Fernanda, cujo nome no idioma caigangue é Jófej, é filha de indígenas caingangues, sendo o pai um funcionário público da FUNAI e a mãe, Andila Nivygsãnh, uma professora indígena caingangue, ambos pertencentes à Terra Indígena Carreteiro, em uma época anterior à emancipação política do município de Água Santa, no estado do Rio Grande do Sul, quando aquelas terras eram identificadas com o território do município de Tapejara. Jófej veio a ser registrada com o nome de “Lucia Fernanda Inácio Belfort“, nome baseado na língua portuguesa que atendia aos requisitos da legislação brasileira de registros públicos, a qual constitui uma reprodução dos padrões impostos por uma cultura jurídica de matriz europeia. Ela é neta de lideranças da Terra Indígena Carreteiro, o cacique Manoel Inácio e a parteira e funcionária pública estadual Joana Caetano

Fernanda Sola

Doutora em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo- IEE/PROCAM- USP. Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba – Centro de Ciências em Gestão e Tecnologias- CCGT- UFSCar/Sorocaba. Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP- Campus Diadema. Professora da Universidade CEUMA (São Luís – MA) . Professora Visitante no Oati International Institute for the Sociology of Law (2008 e 2011). Monitoramento de Curso de Verão “Summer Program for Peace and Law – 2015” da Hiroshima University (Hiroshima – Japão). Professora Substituta da Universidade Federal de São Carlos (2009- 2010). Professora Colaboradora no Mestrado Interdisciplinar em Ciência Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (2010-2019) Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Direito atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito Internacional, Direito Administrativo, Direito Econômico e Direito Internacional Ambiental.

Georges Abboud

Mestre, Doutor em Direito e livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor de processo civil do mestrado e doutorado em direito da FADISP, da graduação da PUC/SP e do pós-graduação lato sensu da Academia Brasileira de Direito Constitucional; Professor de processo civil da PUC-SP e do programa de mestrado em direito constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP/DF; Diretor acadêmico e membro fundador da Associação Brasileira de Direito Processual; Consultor Jurídico.

Gonzaga Adolfo

Doutor em Direito pela Unisinos (2006); pós-doutorado em Direito pela PUC/RS (2019); advogado, pesquisador, perito e parecerista em Direitos Autorais. Autor de artigos e livros em matéria de Direitos Autorais.

Guilherme Coutinho

Fundador da Phonolite: direitos autorais e mercado da música. Sócio de Coutinho Silva Advocacia. Professor e palestrante

Guilherme Radomsky

Professor Associado II do departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Foi professor adjunto da Unipampa (2011), Research Scholar na University of North Carolina at Chapel Hill (EUA) com bolsa do CNPq (2009-2010) e professor convidado na Universidad Nacional de Misiones (Argentina) em 2013. Possui mestrado em Desenvolvimento Rural (2006) e graduação em Ciências Sociais, ambos os cursos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Antropologia e Sociologia do desenvolvimento, especialmente a respeito das relações entre biopolítica e desenvolvimento.

Guillermo Palao Moreno

Guillermo Palao Moreno obtained his PhD (with honours) at the University of Valencia and he is currently full Professor of Private International Law at that University, where he teaches Private International Law and International Commercial Law. He is also the Vice-Rector for Internationalization and Cooperation at the same institution.

Guillermo Vidaurreta

Guillermo Vidaurreta es Abogado (UBA). Magister en Propiedad Intelectual (FLACSO). Investigador asistente del Centro de Estudios Interdisciplinarios de Derecho Industrial y Económico de la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires (CEIDIE). Docente de la Facultad de Derecho (UBA) y de la Maestría en Propiedad Intelectual (FLACSO).

Gustavo Martins de Almeida

Abogado por la Universidad Central del Ecuador, Magíster en Propiedad Intelectual por FLACSO, Argentina y por UDLA, Ecuador. Candidato al Doctorado en Derecho por UBA. Director Ejecutivo Subrogante y Director Nacional de Propiedad Industrial en el Instituto Ecuatoriano de la Propiedad Intelectual (IEPI) hoy Servicio Nacional de Derechos Intelectuales (SENADI). Intendente de Investigación de Prácticas Desleales y Asesor de Despacho del Superintendente en la autoridad de competencia de Ecuador, Superintendencia de Control del Poder de Mercado (SCPM). Actualmente trabaja en el Proyecto SIPLA Samart IP, una iniciativa del Max Planck Institute for Innovation and Competition.

Gustavo Zardo Reichert

Assessor de Juiz na Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Università degli Studi di Ferrara. Também é pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Econômico (NEADI) e membro das seguintes organizações: Chartered Institute of Arbitrators (CIArb), Young International Council for Commercial Arbitration (Young ICCA), Young Institute for Transnational Arbitration (Young ITA), Young International Arbitration Group (YIAG), New Generation CAM-CCBC e Comitê de Jovens Arbitralistas do CBMA (CJA/CBMA).

Guta Braga

Guta Braga trabalha na indústria da música há uns 30 anos. Trabalhou em empresas como Sony Music, Warner/Chappell, Sony Publishing, Universal Publishing. Atualmente, presta consultoria para selos, empresas de tecnologia, clearance para lives e campanhas publicitárias. Seguindo sua vocação de compartilhamento de informação, criou, em 2012, sua empresa e um grupo homônimo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA para compartilhamento de informações, de forma gratuita, para artistas, autores, profissionais e estudantes do mercado. Hoje a MCT está também presente com canal no Instagram e Discord.

Heloísa Gomes Medeiros

Possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011 e 2017), graduação em Direito pela Faculdade São Luís (2007). Atualmente é professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) – ponto focal UFMA. É pesquisadora do Grupo de Estudo em Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR). Vice-presidente do Instituto Observatório do Direito Autoral. Advogada. Assessora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, propriedade intelectual, proteção de dados, direito empresarial e direito internacional. Membro da Comissão de Direito Digital da OAB/MA. Mentora em diversos programas de inovação. Autora do livro Software e Direitos de Propriedade Intelectual entre outros livros e artigos.

Inês Maria Silva Maciel

Pesquisadora parda, caracterizada como negra, Pós-Doutora pela PUC-Rio (2012) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1996). Atualmente, é Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas – ECO/UFRJ, onde atuou como Professora Substituta, no período entre 2007/2008. Recentemente publicou a plataforma

João Luccas Caracas

Músico, Produtor Musical, Compositor, DJ e Empreendedor.

João Araújo Monteiro Neto

PhD em Direito pela Universidade de Kent no Reino Unido. Curso de Aperfeiçoamento em Resposta a Incidentes pela Organização dos Estados Americanos em parceria com o Instituto de Ciberseguridade da Espanha (INCIBE) e a Universidade de Leon na Espanha. Ex pesquisador da Universidade de Malta e Voluntário no Mandato do Relator Especial da ONU para o Direito a Privacidade. Professor de Direito Digital, Proteção de Dados Pessoais e Engenharia Jurídica no curso de Direito da Universidade de Fortaleza. Advogado especializado em Proteção de Dados e Privacidade, Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/CE. Certified Information Privacy Professional/Europe (CIPP/E) pela International Association of Privacy Professionals (IAPP) e Privacy Fellow pela Onetrust. Coordenador do Grupo e Estudos de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade – GETIS e com atividades nas áreas de Direito da Tecnologia da Informação, Governança e Regulação da Internet, Digital Human Rights, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Inteligência Artificial e Cibersegurança.

João Victor Archegas

Pesquisador Sênior no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio). Professor na FAE Law Experience. Master of Laws pela Harvard Law School (EUA), com bolsa da instituição. Gammon Fellow de excelência acadêmica na Harvard Law School (EUA), com bolsa associada ao prêmio. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2014-2018). Durante a graduação, foi pesquisador bolsista do CNPq. Aluno do Columbia Summer Program in American Law, na Universidade de Leiden (2018). Advogado.

José Augusto Fontoura Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1998) e aperfeicoamento em UN and Globalization pela Central Europe University (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Josélio Jorge Teider

Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Direito pela Pontíficia Universidade Católida do Paraná (PUC-PR). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Sócio da empresa GARLIX Tecnologia da Informação. Possui sólida experiência na área de Tecnologia da Informação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Regulamentação da Internet, Proteção de Dados Pessoais, Segurança da Informação e Blockchain.

Julie Dorrico

Escritora, doutora em Teoria da Literatura e pesquisadora da Literatura Indígena Brasileira, Julie Dorrico, aos 26 anos descobriu que pertencia a etnia indígena Macuxi e revela “Saí do casulo, virei borboleta”. Esse mergulho em suas origens rendeu o prêmio FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas (2019) pelo livro “Eu sou Macuxi e outras histórias” (2019).
O trabalho de Julie Dorrico é intenso e ela conversa sobre suas produções e trajetória na cultura indígena com o apresentador Renato Farias, no Ciência e Letras de hoje.

Kelly Bruch

Doutora em Direito pela UFRGS/Université Rennes I, France, com estágio pós doutoral em Agronegócios no CEPAN/UFRGS. Mestre em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS. Especialista em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Adjunta do Departamento de Direito Econômico e do Trabalho, da Faculdade de Direito da UFRGS, Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Direito. Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação (mestrado e doutorado), com orientação em mestrado e doutorado, do Centro em Estudos e Pesquisas em Agronegócios – CEPAN/UFRGS e Vice-Diretora do CEPAN/UFRGS. Professora do quadro permanente do PROFNIT (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) no Ponto Focal IFRS. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS. Associada fundadora da Aliança SIPA – Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual

Léo Morel

Léo Morel é analista do mercado da música e pesquisador, elaborando estudos para empresas como Chartmetric e coordenando projetos como o Análise de Mercado da Música no Brasil, para a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI).

Liz Sass

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2016), com estágio de Doutoramento na Universidade de Alicante (Espanha) pelo PDSE da CAPES. Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). É Professora adjunta no Departamento de Direito e no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atuou como Secretária de Aperfeiçoamento Institucional (Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional- SEAI), junto ao Gabinete da Reitoria da UFSC no na gestão de 2018 a 2022. Foi professora do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios (2016/2017) e do Curso de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2008/2017). É líder do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da UFSC (NUPPI) e Pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI, vinculado à Universidade Federal do Paraná.

Luca Schirru

Advogado atuante em direito da propriedade intelectual desde 2010, professor assistente na Universidade Positivo, professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-RJ, Coordenador do Grupo de Estudos em IA e Direito da Universidade Positivo, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas (NUREP) e do INCT Rede Proprietas, pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Doutor e Mestre em Políticas Públicas (área de concentração de Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento) no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED-IE). Autor do livro “Direito Autoral e Games: A Engenharia Reversa de Programas de Computador e o seu Potencial como Fonte de Inovação”.

Luís Alexandre Carta Winter

Graduação em Direito pela UFPR, Especialização em Filosofia da Educação pela PUC-PR, Mestrado em Integração Latino – Americana pela UFSM e Doutorado em Integração da América Latina pelo USP/PROLAM. Atualmente é professor titular da PUC-PR. Advogado militante deste 1984 e consultor jurídico. Coordenador do NEADI (www.neadi.com.br). Membro de Centro de Letras do Paraná e do Instituto de Advogados do Paraná.

Luis Villarroel Villalón

Abogado. Director ONG Innovarte. Profesor Propiedad Intelectual U. Mayor.

Lukas Ruthes Gonçalves

Estuda a área do Direito da Propriedade Intelectual desde o início de seu bacharelado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Lukas fez um intercâmbio de seis meses na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde teve a oportunidade de estudar com os Professores Dário de Moura Vicente e José de Oliveira Ascensão. Após seu retorno ao Brasil, concluiu seu Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentando dissertação sobre Autoria de IA orientada pelo Professor Marcos Wachowicz e é agora Doutorando pela mesma instituição. É também Professor de Direito da Propriedade Intelectual na FAE Centro Universitário, membro do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), liderado pelo Professor Marcos Wachowicz e Pesquisador Assistente do Program on Information Justice and Intellectual Property (PIJIP) da American University Washington College of Law.

Magna Joelma V. Knopik

Mestre em Politicas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2019). Graduação em Direito pela UNIPAR (1990). Especialização em Direito Tributário pela IBET Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2016), Master Business em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio VargasFGV (2004). Atualmente é pesquisadora CNPQ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Tecnologia da Informação. Membro pesquisador GEDAI

Manoel Joaquim Pereira dos Santos

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito pela New York University. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Ex-conselheiro e ex-presidente da Primeira Câmara do Conselho Nacional de Direito Autoral (1982-1985). Advogado em São Paulo.

Márcia Carla Pereira Ribeiro

Doutora em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Mestre em Direito Privado pela UFPR. Professora Titular de Direito Societário da PUCPR. Pos-doutorado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Pós-doutorado pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-doutorado pela Universidade Paris 1 Panthéon/Sornonne. Professora Associada de Direito Empresarial na UFPR. Pesquisadora Convidada na Universidade de Montréal (2007). Advogada. Diretora de Regulação Econômica da AGEPAR – Agência Reguladora do Paraná.

Márcio Ferreira de Pramácio Telles

Advogado, Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RIO. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e especialista em patrimônio cultural pelo Programa de Especialização em Patrimônio – PEP/IPHAN (Atualmente Mestrado Profissional). Foi consultor da UNESCO (2010-2011) em projeto relacionado ao patrimônio cultural e também foi professor substituto na graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (2012-2014; 2019-2020), onde foi responsável pela concepção, implantação e coordenação do Observatório Estadual de Economia Criativa – OBEC/RJ (2012-2015). Mediador e Árbitro credenciado pelo antigo Ministério da Cultura para atuar na área dos Direitos Autorais (DOU 20/01/2017). Atualmente, leciona no Mestrado Profissional do IPHAN (PEP/MP), na pós-graduação em Produção Cultural, no MBA em Gestão Cultural e no MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, bem como é professor do curso de graduação em Cinema, Jornalismo e Radialismo, com ênfase em Rádio, TV e Intenet da FACHA. É professor convidado da Escola de Direito da FGV, lecionando disciplina de Propriedade Intelectual no LLM em Direito Empresarial. Atua nas seguintes áreas: Direitos Culturais, Direito Autoral, Patrimônio Cultural, Políticas Culturais,Economia Criativa, Proteção de Dados e Direito Digital.

Marco Aurelio de Castro

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia(1992), especialização em Direito Administrativo pela Universidade Federal da Bahia(1994), mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia(2001), doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia(2009) e aperfeicoamento em Extensao Em Direito Publico Municipal pela Universidade Federal da Bahia(1993). Atualmente é Outro (especifique) Professor Auxiliar da Universidade Federal da Bahia, Professor substituto do Dept° Direito Privado da Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, Procurador do Estado, 1ª Classe da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Grupo de Trabalho do Núcleo de Contencioso de da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Outro (especifique) Professor do Fundacao Escola Superior do Ministerio Publico da Bahia, Outro (especifique) Professor da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes Oab Ba, professor da Faculdade Visconde de Cayru, Especialista da Berau Veritas Qualitat, Professor e pesquisador Direito Empresarial do CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II, Coordenador de Curso do CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II, Membro de corpo editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Im, Sócio da Castro, Ramos, Araújo e Espinheira Advogados, Membro de corpo editorial da REVISTA DA ESCOLA SUPERIOR DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, Sócio do Insituto dos Advogados da Bahia, Associado do Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Associado do Associação dos Procuradores do Estado da Bahia, Membro efetivo do Instituto dos Advogados da Bahia, Membro da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Membro da Comissão Especial de Energia da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Revisor de periódico da Revista Eletrônica da PGE RJ, Revisor de periódico da Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Membro da Comissão Permanente de Tecnologia e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia e Membro Conselho de Adm. do INEMA do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais. Atuando principalmente nos seguintes temas:direito informatica cracker cyberlaw computer law.

Marcelo Conrado

Marcelo Frullani

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2012) e especialização em Direito e Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Seu tema de pesquisa foi “Obras geradas por inteligência artificial: desafios ao conceito jurídico de autoria”. Atualmente é sócio do escritório Frullani Lopes Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Autoral, Propriedade Industrial (marcas, patentes, desenhos industriais etc), Responsabilidade Civil, Marco Civil da Internet e questões relacionadas a Tecnologia da Informação.

María Sol Terlizzi

Profesora en Filosofía (UBA) y Magister en Propiedad intelectual (FLACSO). Coordinadora académica de la Maestría en Propiedad Intelectual de la FLACSO Argentina. Docente e investigadora del programa de Derecho y Bienes Públicos y del Programa Bioética (FLACSO Argentina), de la Universidad Nacional de la Matanza y de la Universidad Nacional de Lanús. Miembro de la Unidad de Activos Intangibles y Propiedad Intelectual (UAIyPI) de la Agencia Nacional de Promoción de la Investigación, el Desarrollo Tecnológico y la Innovación.

Maria Victória Rocha

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Porto. Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, e Doutora em Propriedade Intelectual pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela. Professora da Escola de Direito da Universidade Católica, Porto. Pesquisadora do Centro de Estudos em Investigação em Direito (CEID)/Católica Research Centre for the Future of Law, e pesquisadora Sénior do GEDAI/UFPR.

Marilda Rosado de Sá Ribeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-Doutorado pelo Institut d’Études Politiques de Paris, SciencesPo (2014). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; consultora do Lobo & de Rizzo Advogados; membro-sócio da Sociedade Brasileira de Direito Internacional; integrante da Association of International Petroleum Negotiators; sócia fundadora do Centro de Excelência em Desenvolvimento, Petróleo, Energia e Mineração( CEDPEM); membro-sócio do Instituto Brasileiro do Petróleo e membro-sócio da International Law Association (ILA).

Marisa Pereira Góes de Araújo

Bacharel em Desenho Industrial (1987) e em Licenciatura em Educação Artística?Desenho (2002) ambas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais pelo PPGTLCOM/ECO/UFRJ (2019). Pós-Graduada em Edição e Gestão Editorial pelo NESPE/USU (2017). Editora de layout e membro do Conselho Editorial da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (Revista PGPU), com Qualis B3 (2015). Equipe de projeto gráfico da Fórum UFRJ em revista (2020). Pós-Graduada em Docência Superior na Fabes (2000) e em Técnicas de Representação e Expressão Gráfica pela UFRJ (2005). Designer editorial na Editora UFRJ desde 1999. Fui docente no Curso de Design na UniCarioca, nas disciplinas Editoração I e II e Tecnologia da Imagem, e também como orientadora e membro da banca de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (2008-2014).

Maximiliano Arienzo

Experienced Diplomat, Economist and Master in Public Administration with demonstrated history of working in the government administration industry and many international multilateral fora. Skilled in Intellectual Property Law, Sustainable Development, Climate Action, Energy, Infrastructure, International Cooperation and Peace Negotiations, Corporate Social Responsibility, International Relations and Languages (4). Strong management and administrative skills graduated from the San Diego State University (MPA@SDSU/CA) and the Instituto Rio Branco (Diplomacy@IRBr).

Messias Bandeira

Professor Associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC / Universidade Federal da Bahia), onde foi Diretor no período de 2013-2021, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Possui Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pesquisa realizada no Laboratório de Inteligência Coletiva da Universidade de Ottawa. Foi pesquisador visitante da New York University (Department of Media, Culture, and Communication). É músico e produtor cultural, e lida com temas relacionados a Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital, Comunicação e Hipermídia, Música e Tecnologia, Commons e Cultura do Acesso Aberto. É organizador do Digitalia – Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital e coordena a Rede de Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital.

Michele Hastreiter

Professora e pesquisadora em Direito Internacional Público e Privado. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela PUCPR, graduada em Administração Internacional de Negócios, pela Universidade Federal do Paraná (2009) e em Direito, pela PUCPR. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello no UNICURITIBA, projeto de extensão universitária conduzido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU).

Nathan Paschoalini

Pesquisador Júnior na Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, mestrando em Direito e Inovação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e bacharel em Direito pela mesma instituição. Participou de Programas de Iniciação Cientifica BIC/UFJF (2017; 2019-2020) e PIBIC/CNPq (2017-2018), pesquisando as interseções entre os direitos autorais e o ciberespaço, bem como a proteção de dados pessoais em aplicativos de saúde. Atuou como voluntário na plataforma Mudamos+, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio). Membro do Núcleo de Estudos Avançados em Pessoa, Inovação e Direito (NEAPID) da UFJF. Possui interesses em Direito Civil, Teoria e Filosofia do Direito, Tecnologias, Crítica da Economia Política e Governança da Internet.

Ney Wiedemann Neto

Tem Mestrado em Poder Judiciário pela FGV DIREITO RIO (2009). MBA em Poder Judiciário pela FGV DIREITO RIO (2007). Bacharel em Direito pela UFRGS (1987). Palestrante da Escola Superior da Magistratura da AJURIS (desde 2001). Coordenador do NEDE – Núcleo de Estudos de Direito Empresarial e Vice-Coordenador do NIAJ – Núcleo de Inovação e Administração Judiciária (www.niajajuris.org.br) da Escola Superior da Magistratura da AJURIS. Desembargador do Tribunal de Justiça do R.G.S.

Nicolás Martín Hermida

Specialties: Intellectual Property, Copyright, ICTs, Patents, Trademarks, Biotechnology, Innovation, Technology Transfer, Cyberlaw, Digital Assets, IP enforcement, Patents litigation, Patent prosecution, Geographical Indications, Antitrust, IP enforcement, Trade Secrets, Public Policy.

Nuno Sousa e Silva

Nuno Sousa e Silva is a Portuguese qualified lawyer (partner at PTCS Advogados) working mainly in the fields of Intellectual Property (patents, copyright, trademarks and design rights), technology and IT (internet, digital technologies and software) laws and a Professor at the Porto Law School of Universidade Católica Portuguesa (UCP). He also teaches at Porto Business School and has previously taught at ISCAP and at the School of Arts (UCP). Nuno also acts frequently as an arbitrator and legal expert for companies, governments, and international institutions. Nuno has published more than fifty articles and five books in the areas of IT/TMT, IP, EU, Private and Commercial Law. He is regularly invited for conferences and talks and has lectured in several institutions in Portugal as well as in Germany, Hungary, Poland, Brazil, Denmark, and the UK. In 2019 he earned a PhD in Law, with a thesis on the intersections between IP and unfair competition (awarded the Abreu Advogados prize). He graduated from the Law School of the Catholic University of Portugal in 2011 and in April 2013 he concluded his Master of Laws degree at the same University with a thesis on trade secrets. Studied at the Munich Intellectual Property Centre (joint program by the Max Planck Institute and GW Law) where he obtained his LLM degree in Intellectual Property and Competition Law in November 2013, writing his thesis on the ownership problems of overlaps in European Intellectual Property Law.

Patrícia Aurélia Del Nero

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1995), com complementação de Créditos realizada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutorado em Curso de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Foi Chefe do Departamento de Direito da UFV – Diretora da Faculdade de Direito (2007-2008). Foi professora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) GVLaw da Disciplina Propriedade Intelectual – Proteção de Cultivres (2006) Foi Professora do Programa de Graduação em Administração da Universidade Aberta do Brasil (Disciplinas: Direito Administrativo e Tributário). Foi avaliadora de Cursos de Direito do INEP (2013-2014). Atualmente é professora Associada, nível IV, da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, de abril até o momento. Foi Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (1995 até 2018), Professora Visitante no Programa de Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa. É Membro Acadêmico do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI) Foi Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (Portaria da Reitoria n. 1485/2011, de 28/11/2011). Autora Nacional do Guia Didático da Disciplina Direito Administrativo do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Professora do referido Mestrado na IES participante (UF).É lider do Grupo de Pesquisa do CNPq Propriedade Intelectual Difusão e Transferência de Tecnologia.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, direito administrativo, administração pública, biotecnologia. É Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade Federal do Sul da Bahia

Patrícia de Oliveira Areas

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000), especialização em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Integrado de Ensino Superior (2002), especialização em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Direito na área de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Trabalha como professora na Universidade da Região de Joinville, na qual leciona no departamento de Direito e no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) – ponto focal UFSC. É pesquisadora e consultora nas áreas de: Direito, com ênfase em Propriedade Intelectual (propriedade industrial e direito autoral), proteção e contratação de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D), contratos internacionais, desenvolvimento, direito internacional privado e proteção do patrimônio cultural. Realizou pesquisa pos-doutoral com bolsa integral pelo Programa de Parques Científicos e Tecnológicos da CAPES – PCTI/2014 na cidade de Barcelona – Espanha, juntamente ao “Parc Científic Barcelona”, “Fundació Bosch i Gimpera” y “Parc de Humanitats i Ciencies Socials”, todos vinculados a Universidad de Barcelona.

<br /> Paula Carina de Araújo

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É consultora do projeto de modernização de políticas científicas do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e atua como Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Bolsista Fulbright/CAPES do Programa Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes na The Information School – University of Washington (UW) nos Estados Unidos, sob supervisão do Prof. Joseph Tennis (2016-2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também atua como professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: comunicação e produção científica, ciência aberta, organização do conhecimento, epistemologia da organização do conhecimento, serviço de referência e informação.

Pedro Marcos Nunes Barbosa

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2016), instituição na qual realizou seu Estágio Pós-Doutoral em Direito Civil (2021). Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-RIO (2007). Professor de Direito Civil, Direito Comercial e Direito da Propriedade Intelectual nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da PUC-Rio (desde 2008). Membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ, da Comissão de Direitos Autorais e Propriedade Industrial do IAB. Perito Judicial de Propriedade Intelectual. Sócio de Denis Borges Barbosa Advogados.

Ramon Alberto dos Santos

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Foi Pesquisador do atual Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV DIREITO SP) (2015-2016). Trabalhou como coordenador jurídico do Estudo Técnico “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, apoiado pelo BNDES e pelo MCTIC (2017). Foi monitor nas disciplinas de Direito Internacional Público I e Direito do Comércio Internacional (FDUSP) e monitor na Pós Graduação Lato Sensu em Direito dos Contratos e Propriedade Intelectual e novos negócios da Escola de Direito da FGV/SP (2015-2016). Atuou como advogado da área de Mídia, Tecnologia e Propriedade Intelectual no Escritório Pereira Neto | Macedo Advogados (2016-2018). Atualmente é Associate General Counsel na área de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais na Meta para América Latina e Canadá.

Raquel Segalla Reis

Presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil em Itajaí/SC. ABEAD – Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros. Membro Diretivo. Grupo FGV/SP Aduana do Século XXI. Pesquisadora. Membro da Comissão de Direito Aduaneiro – Instituto do Advogados de São Paulo (IASP). Professora da Maritime Law Academy. Sócia Fundadora do escritório de advocacia Reis Gonçalves Associados.

Razer Anthom Nizer Rojas Montaño

Doutor em Ciência da Computação pela UFPR (2016) na área de Inteligência Computacional. Possui graduação em Bacharelado em Informática pela UFPR (1996) e Mestrado em Informática pela UFPR (2006). Atualmente é Professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Coordenador Acadêmico do Setor de Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Análise, Projeto e Desenvolvimento de Software (com ênfase na plataforma Java e aplicações corporativas), Aprendizado de Máquina (regressão, classificação, clusterização, regras de associação, linguagem R, avaliação de modelos), Planejamento em Inteligência Artificial (com ênfase em Lógica Matemática, SAT, Redes de Petri e Raciocínio sobre Ações), Aplicações em Mensuração Florestal.

Ricardo Bacelar Paiva

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza. Advogado atuante na área do Direito Empresarial e Propriedade Intelectual. Cônsul Honorário da Bélgica no Ceará, Piauí e Maranhão. Atualmente é Presidente da Comissão de Cultura e Arte da OAB Nacional. Foi Conselheiro Federal da OAB, membro do Órgão Especial da 1a Câmara de Julgamento (2016-2019). Atuou como Presidente da Comissão Nacional de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB e Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB CE. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Conselho Estadual de Política Cultural do Estado do Ceará. Vice-Presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Membro da Academia Cearense de Retórica e da academia Cearense de Cultura. É professor do curso de pós-graduação em Direito Internacional da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Conselheiro Titular da Àrea Profissional do CONSUNI – UFC – Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direito e Gestão de Conflitos – Unifor. Organizador e co-autor do livro “Temas Contemporâneos de Propriedade Intelectual’, editado pelo Conselho Federal da OAB e organizador do livro “O Ordenamento Jurídico e a Dinâmica do Tecido Social no Estado de Direito”. Tem experiência na área do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito civil, contratos, direito autoral, patrimônio cultural, direito tributário, direito administrativo e propriedade intelectual. Na OAB CE ocupou os cargos de Vice Presidente, Corregedor Geral, Secretário Geral Adjunto e Conselheiro. É pianista e compositor.

Ricardo Luiz Sichel

Reitor eleito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para mandato 2016-2020 e reeleito para o mandato 2020/2024. Professor Titular de História do Direito do Departamento de Direito Privado da UFPR. Graduado em Direito e em História, especialista, mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália, sob a supervisão de Paolo Grossi. Presidente do Instituto Latino-Americano de História do Direito (ILAHD). Vice-presidente acadêmico do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD).

Wilson Roberto

Advogado, formado pela UFPR. Membro da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB.
Coordenador Geral de Inovação da OAB/PR. Ex-Presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR nas gestões de 2016-2018 e 2019-2021. Co-fundador do Curitiba Legal Hackers. Ex-Membro da Comissão Especial para Direito das Startups do Conselho Federal da OAB, e ex-membro consultivo da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB no triênio de 2019-2021.

Rodrigo Moraes

Procurador do Município do Salvador. Professor de Direito Civil, Direito Autoral e Propriedade Industrial da Faculdade de Direito da UFBA. Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA. Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-BA (triênios 2019-2021 e 2022-2024). Diretor e sócio da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Sócio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI). Sócio do Instituto Interamericano de Direito de Autor (IIDA). Membro da Comissão de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB (2019-2021).

Rodrigo Vieira Costa

Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Investigador Visitante com Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra (2020-2021). Docente Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGD/UFERSA). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador-Líder do DiGiCULT/UFERSA – Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (GEPDC/UNIFOR). Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial da Universidade Federal do Paraná (GEDAI/UFPR). Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCULT. Membro do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Atualmente, realiza pesquisas nas áreas relativas aos direitos culturais, como patrimônio cultural, direitos intelectuais, incentivos e fomento à cultura, direitos dos trabalhadores da cultura, políticas culturais e Administração Pública da Cultura. Interessa-se igualmente por direito digital, pelo marco civil da internet, pelo impacto das novas tecnologias da informação e da comunicação no direito e pelas relações entre liberdade de expressão, privacidade e ambiente digital.

Sérgio Amadeu

Sérgio Amadeu da Silveira é um sociólogo brasileiro geralmente lembrado como defensor e divulgador do software livre e da inclusão digital no Brasil. Foi um dos implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Advogado, formado pela UFPR. Membro da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB.
Coordenador Geral de Inovação da OAB/PR. Ex-Presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR nas gestões de 2016-2018 e 2019-2021. Co-fundador do Curitiba Legal Hackers. Ex-Membro da Comissão Especial para Direito das Startups do Conselho Federal da OAB, e ex-membro consultivo da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB no triênio de 2019-2021.

Sergio Branco

Cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV Rio. Graduado em Direito UERJ. Sócio de Rennó Penteado Sampaio Advogados.

Sérgio Staut Jr.

Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Associado de Teoria do Direito nos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre (2002) e Doutor (2009) pelo Programa da Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália (entre 2014 e 2015). Integrante do Núcleo de Pesquisas de História, Direito e Subjetividade do PPGD/UFPR. Membro do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI. Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito – IBHD. 

Silmara Juny de Abreu Chinellato

Silmara Juny de Abreu Chinellato é Professora Titular de Direito Civil do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) para o qual apresentou tese sobre direitos morais de autor e direitos da personalidade. Chefe do Departamento de Direito Civil no período de 2016 a 2019. Atua na Graduação e na Pós-Graduação com rol expressivo de orientações concluídas de Doutorado e de Mestrado nas áreas de Direito Civil, Direito de autor, Direito do consumidor, Bioética e Biodireito. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Membro da Comissão Especial de Direito de autor da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Federal, da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI), do Instituto Interamericano de Derecho de autor (IIDA), Colaboradora da ASSLA-Associazione di Studi Sociali Latinoamericani (Roma-Sassari). Professora Titular (USP), em 2009, para cujo concurso apresentou a tese Direito de autor e direitos da personalidade: reflexões à luz do Código Civil; Livre-Docente (USP), em 2001, para cujo concurso apresentou a tese: Reprodução Humana Assistida: Direito Civil e Bioética. Doutora em Direito Civil (USP), em 1983, com a obra pioneira Tutela civil do nascituro. Foi Procuradora do Estado de São Paulo (1980 a 1995) e Procuradora do Município de São Paulo (1973 a 1980). É advogada, parecerista, assistente técnica na área de propriedade intelectual com ênfase em direito autoral. Ganhadora do Prêmio Melhor monografia jurídica do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), em 2005 com a obra: Aplicação terapêutica de células-tronco embrionárias: responsabilidade civil. Ganhadora do Prêmio Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, em 1996. Autora de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Participou de Congressos na Itália, Portugal e França, países nos quais publicou capítulos de livros. É coordenadora brasileira e coautora da obra Regards franco-brésiliens sur lévolution du droit des obligations. Le juge et le contrat. L?objectivisation de la responsabilité civile. Coordenação geral: Olivier Gout. EUE. Éditions Universitaires Européenes. Verlag Éditeur. Saarbrücken 2017. Nomeada pelo Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, António Menezes Cordeiro, como avaliadora estrangeira juntamente com os professores, o jurista alemão Stefan Grundman e o jurista espanhol Pedro de Miguel Asensio, do Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) ou Advisory Board of The Research da Faculdade Lisboeta.

Thomas Hoeren

Head of the Institute for Information, Telecommunications and Media Law (ITM)/University of Münster (Germany). Law Professor specialised in trademark and domain law. Judge at the Court of Appeal of Düsseldorf (Trademark Senate). Legal adviser of the European Commission in ecommerce, internet and IT law

Valentina Delich

Profesora e investigadora en la FLACSO-Argentina. Abogada, MA en Relaciones Internacionales y Doctora en Derecho Internacional, sus áreas de expertise son las relaciones económicas internacionales, la propiedad intelectual, el comercio internacional y el desarrollo en América Latina. Expositora frecuente en seminarios y conferencias nacionales e internacionales es también consultora de gobiernos y organizaciones internacionales.

Victor Gameiro Drummond

Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) (2016). Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2014). Mestre em Direito (Ciências Jurídicas) pela Universidade de Lisboa (FDUL) (2004). Graduado em Direito pela USU (1996). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (BA), professor visitante da Universidade de Lisboa, professor visitante da Universidade de Santiago de Compostela, professor colaborador da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e professor visitante da Universidad Complutense de Madrid. Coordenador do Cultura, Arte, Direito, Informação e Sociedade (CADIS). Pesquisador visitante da University of London (Queen Mary).

Victor Pelaez

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Econômicas – Université de Montpellier I (1995). Poofessor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado ao Departamento de Economia. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Inovação. Responsável pela Disciplina Transversal Inovação e Empreendedorismo da Pro-Rietoria de Pós-Graduação da UFPR. Coordenador do Programa de Extensão Inovação e Desenvolvimento Territorial. Tem experiência na área de Economia Industrial e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Ciência e Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Territorial; Mercado de trabalho, comércio, inovação e propriedade intelectual em Tecnologia da Informação; Regulação da Tecnologia em organismos geneticamente modificados e agrotóxicos.

Wilson Furtado

Atualmente é professor da Universidade da Região de Joinville na disciplina de Direito Processual III e IV. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.